TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultor em Gestão e Comportamento Organizacional

Relatório de pesquisa: Consultor em Gestão e Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO

Dra. Eunice Maria Nascimento

Consultora em Gestão e Comportamento Organizacional

As pessoas pensam ser mais fácil e cômodo transferir ao destino e à fatalidade tudo o que, no fundo, lhe diz respeito. Palavras como NÃO POSSO, NÃO SEI, são indicativos do NÃO QUERER ASSUMIR, NÃO QUERER PENSAR, portanto, será conveniente, sempre que percebermos tais reações, substituirmos essas palavras por:“EU NÃO DESEJO” ou “EU NÃO QUERO”, assim, estaremos assumindo uma posição perante a vida com mais responsabilidade.

Sabe-se que quando dizemos “eu não posso”, isto estará implicando situações variáveis e forças que fogem ao nosso controle. Quando dizemos “Eu não sei”, sabemos que estamos nos negando a pensar, a buscar as verdadeira causas que nos levam a agir de uma dada maneira.

Para que as mudanças comportamentais ocorram, se faz necessário ter a mente aberta para a criatividade, afastando influências que poderiam obstruir-nos, enquanto procuramos novas possibilidades ou novas idéias. Se refletirmos sobre as inúmeras possibilidades, o potencial que possuímos e a imensa experiência acumulada, fazendo uma correlação com as novas situações, será possível encontrar respostas diferentes e criativas frente às situações que se apresentam, sem contar que a memória representa o papel de um tanque de combustível, o octana do conteúdo depende da maneira como recebemos e como visualizamos as situações. O combustível que acumulamos pelas vivências diárias e pela experiência acumulada é muito mais rico do que o que provém da contemplação passiva e ociosa, da leitura desatenta e da audição descuidada.

Antes de uma tomada de decisão, devemos reunir inúmeras informações e materiais necessários para nos subsidiar, pois, muitos profissionais bem sucedidos acreditam que, ao buscarem inúmeros fatos, será possível uma tomada de decisão adequada. Um exemplo que podemos tomar da ciência é de Ivan Pavlov: “Apesar da perfeição da asa do pássaro, esta nunca poderia elevá-lo sem apoiar-se no ar. Os fatos representam o ar do cientista. Sem eles nunca se pode voar”.

Em algumas situações, verificamos a necessidade de novos fatos, mas ficamos na impossibilidade de saber quais os que podem ser encontrados e onde encontrá-los. Neste caso podemos fazer uma boa prospecção com espírito aberto e exposição ampla, aprofundando-nos mais do que simplesmente realizando um tateamento. Teremos que fazer uma imersão no “como” e no “por quê”. Devemos ainda considerar que a prospecção deve compreender de forma relevante as tentativas inúteis porque nelas é possível descobrir boas idéias e as causas do fracasso.

A análise de qualquer situação pode descortinar indícios que podem nos favorecer o poder de associação, contribuindo assim, de forma efetiva para alimentar a nossa imaginação.

É por isso, que, além de procurar novos fatos, precisamos da análise para descobrir relações. Se procurarmos semelhanças, podemos descobrir um fator comum que sirva como princípio, a fim de nos conduzir para uma situação criativa e diferente, sem contar que o verdadeiro processo de relacionamento entre fatos e impressões é fundamental no poder associativo.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com