TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumismo na Adolescencia

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA: Uma marca do comportamento pós-moderno

BELO HORIZONTE

2016


CONSUMISMO NA ADOLESCÊNCIA: Uma marca do comportamento pós-moderno

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Aplicado/ História da Psicologia.

.

BELO HORIZONTE

2016

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 tema        4

1.2 problema        5

1.3 Justificativa        5

2 OBJETIVOS        6

2.1Objetivo Geral        5

2.2Objetivos Específicos        6

3 METODOLOGIA        6

4 REFERENCIAL TEÓRICO        7

REFERÊNCIAS        11

anexo i        13

1 INTRODUÇÃO

O cenário da pós-modernidade tem provocado grandes transformações sobre a vida da sociedade, e tem ditado seus efeitos sobre o comportamento do ser humano e influenciado, por vez, sua subjetividade. Dentre essas transformações, o consumismo ganha cada vez mais espaço, e dessa maneira, este artigo propõe uma discussão para entender de que forma o adolescente pós-moderno é influenciado por essas transformações e como se constitui através delas. 

Bauman (2011) define consumismo como a tendência a situar a preocupação com o consumo no centro de todos os demais focos de interesse, sendo muito mais que um mero consumo, uma vez que visa transformar os seres humanos em consumidores e rebaixar assim todos os outros aspectos a um plano inferior. Nesse contexto, Azevedo et al. (2008), afirma que essa cultura de consumo permeia todas as faixas etárias da sociedade, uma vez que este comportamento não é específico apenas em crianças, adultos ou idosos.

Ainda segundo Azevedo et al. (2008),  a diferença entre o consumismo de outras gerações e o consumismo dos adolescentes, é que em outras gerações se consumia para viver e os adolescentes atuais vivem para consumir, no qual o consumo é motivado pelo simples prazer e pela aceitação do grupo social. Além disso, para Azevedo et al. (2008), as maiores influências no comportamento de consumo dos adolescentes são a marca, a propaganda e a aceitação pelo grupo. Dessa maneira, uma compreensão acerca da importância do consumo consciente é fundamental entre os adolescentes, e a Psicologia, desta forma, exerce importante papel para compreensão e promoção de discussões que possam contribuir com os profissionais que trabalham com esses adolescentes.

1.1 Tema

O comportamento de consumo na adolescência como marca ideológica da pós-modernidade.

1.2 Problema

Como a cultura de consumo imposta pela sociedade pós-moderna tem influenciado o comportamento do adolescente?

1.3 Justificativa

O mundo pós-moderno que provocou e ainda provoca transformações têm seus efeitos sobre o comportamento bem como sobre e a subjetividade humana. Portanto, é fundamental entender como as transformações sofridas no terreno da pós-modernidade interferem sobre o comportamento de consumo presente na sociedade atual. Segundo Azevedo et al. (2008), a cultura de consumo tem-se revelado uma característica marcante nos séculos XX e XXI, uma vez que tem sustentado uma rede de consumidores que buscam cada vez mais por novos produtos que saciem suas necessidades.

De acordo com Colombo (2012), a máxima da sociedade moderna é promover o consumo, o que afeta a formação psicossocial dos sujeitos, e acaba gerando novas formas de sensibilidades, novas necessidades, novos desejos, novas formas de sentir e perceber o mundo no qual vivem. O consumismo de hoje não diz respeito mais as necessidades, mas sim aos desejos sempre crescentes e aos quereres constantes. Para Azevedo et al. (2008), o consumismo dos tempos atuais não é motivado por necessidades reais, mas sim pelo simples prazer e pela aceitação do grupo social.

Essas características do sujeito pós-moderno podem produzir sofrimento. Segundo Colombo (2012), o mal-estar causado por esse ritmo de vida vem sendo criticado por diversos autores. Portanto, o presente trabalho justifica-se por propor um estudo desse cenário imposto pela pós-modernidade que tem afetado a construção do sujeito pós-moderno, especialmente em relação ao adolescente, que já nasce em um tempo difuso e em constante transformação, no qual as relações interpessoais são trocadas por produtos de consumo.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Compreender como a cultura de consumo imposta pela sociedade pós-moderna tem influenciado o comportamento do adolescente.

2.2 Objetivos Específicos

  • Analisar o período da adolescência;
  • Apresentar e avaliar a cultura de consumo presente na pós-modernidade;
  • Entender os efeitos dessa cultura sobre o comportamento do adolescente pós-moderno;
  • Investigar, através de uma pesquisa feita com adolescentes entre 12 e 16 anos, como tem sido o comportamento de consumo entre esses adolescentes.

3 METODOLOGIA

Para desenvolver este trabalho, será feita uma revisão de literatura através de uma pesquisa bibliográfica em livros dispostos no acervo da Biblioteca do Centro Universitário Newton Paiva e em artigos científicos pesquisados nos bancos de dados da Scielo e Pepsic, através das palavras chaves: pós-modernidade, consumismo e adolescência. Além de uma pesquisa realizada através da aplicação de um questionário em 23 adolescentes, entre 12 e 15 anos, de escolas particulares, no Colégio Coleguium Ouro Preto, em Belo Horizonte e no Colégio Ibituruna, em Governador Valadares. E em 21 adolescentes, entre 13 e 16 anos, de escola pública, na Escola Municipal Paulo Mendes Campos, em Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com