TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Aversivo

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Controle Aversivo

Tão interessante quanto entender o  Comportamento Humano é entender suas motivações. Muita gente pensa que existe uma “entidade” (chamo de entidade qualquer causa interna que produza comportamento).

Seria mais ou menos assim: uma pessoa “A” ceder o corpo e as atividades psíquicas para uma pessoa “B”. Então, “B” começaria controlar o corpo, a fala, as atitudes, pensamentos e as ações de “A”. Agora tente imaginar isso em um sentido imaterial. Ou seja, algo que não se pode ver fazer o papel de “B”. Para a Psicologia, isso é improvável. Seria o mesmo que culpar tal entidade pelas nossas escolhas, ou até mesmo pelos nossos erros.

Mesmo assim, muita gente se esconde atrás dessas explicações para reportar suas ações, esquecendo que todos os nossos comportamentos (em todos os níveis, sejam cognitivos, comportamentais, afetivos e sociais) são motivados pelas variáveis Externas.

Essas variáveis externas que o comportamento é função, são as causas. Assim, o que acontece no ambiente externo se torna a causa dos nossos comportamentos. Então, podemos entender que um aluno tira nota ruim não porque não é inteligente e sim porque não estudou, ou como na maioria das vezes, não entendeu a explicação do professor.

Mas qual a relação disso tudo com o Controle Aversivo?

Para que possamos entender o que é Controle Aversivo, precisamos saber o que é Estimulação Aversiva (que vou representar por S-). Todo estímulo que provoque desconforto, dor e dano a um organismo vivo, é denominado (S-) Estímulo Aversivo.

Temos dois tipos deles, os Incondicionados e os Condicionados. Os Incondicionados, são os S- produzidos pelo ambiente natural. Pode ser uma descarga elétrica, o  frio e/ou calor intenso, dentre outros. Já os condicionados, dependeram de uma história de aprendizagem. Um exemplo prático disso seria: O frio intenso produzido pelo ambiente natural é bem diferente pelo frio produzido pelo “ar condicionado”. No primeiro você não tem como “desligar” o ambiente, no segundo, você pode desligar o aparelho. Então, muitas pessoas utilizam dos Estímulos Aversivos (S-) para controlar o comportamento de outros.

Lembrando que “Controlar” o comportamento não é manipular uma pessoa. Geralmente isso é confundido com “coagir, brigar, obrigar, bater e outros comportamentos punitivos”. Controlar Comportamento nada mais é que Dispor as Condições para que Este Aconteça. Na prática, todos controlamos comportamentos de outros e somos controlados o tempo todo pelos estímulos que os outros emitem. O aluno, quando exposto a uma situação de prova, tem seu comportamento controlado pelo professor. Como ele se comporta no momento da prova é totalmente diferente quando é a hora do recreio. Cada situação nos produz uma forma de comportar, então quando a condição é imposta, o comportamento geralmente é emitido de acordo com a situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com