TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle aversivo

Por:   •  21/4/2015  •  Resenha  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

CESG – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI

Discente: Francielle Bastos                                Docente: Gloria Barrios

Curso: Psicologia                                                Semestre: 7º

Disciplina: Psicologia Hospitalar 

Porque afinal adoecemos?

A doença foi ligada ao psíquico por Freud, mostrando que há uma dualidade mente e corpo e que esse equilíbrio deve ser mantido, não apenas biologicamente, e esse desequilíbrio pode acontecer de variáveis externas quanto internas, o corpo sempre vai tentar se defender dessa perturbação seja de forma a excluir o que não convém, ou se adaptar as problemáticas.

Esse processo de adoecer está amplamente ligado a carga genética que recebemos dos nossos pais e da mesma forma se estende aos fatores de riscos externos que estamos expostos durante a vida, e essa ligação se molda com a nossa interação corpo/meio, é ai que o psiquismo e a personalidade do indivíduo se tornam um ponto importantíssimo. Com isso é possível observa que a causa da doença não se liga a uma única causalidade e sim a múltiplos fatores, como meio, biológico e psique.

Muitas vezes o fato do indivíduo não conseguir lidar com alguns problemas da esfera emocional ou frustações, ou muitas vezes uma insatisfação com relação a si próprio, torna então a doença como uma maneira de escapar ou consequência das frustações e insatisfações, com isso deve-se olhar esse sujeito como "como um ser vivo que não conseguiu adaptar-se à realização do existir". A mente do indivíduo pode agravar a doença ou torna-lo alto imune isso depende as opções de vida do sujeito, ou seja como ele se relaciona om o meio, como resolve seus conflitos ou se os resolve, o fato biológico existe, mas o psíquico o torna agravante ou não, ou seja, isso depende da forma que o ego escolhe viver, os caminhos que toma, suas decisões e o resultado disso cai diretamente no seu próprio organismo.

Um outro fator que faz com que o corpo doença é a forma errônea que exprimimos certos tipos de emoções, isso vai além das dificuldades do ser, trazendo à tona as cobranças culturais para a não demonstração de sentimentos, e vivos isso na nossa medicina ocidental como os médicos lidam de forma fria com o adoecer do sujeito quando se trata de doenças oriundas da psique, levando ao alto grau de importâncias as doenças visíveis aos olhos humanos e se desfazendo das que são resultado de uma desordem do indivíduo. Então torna necessário que o corpo fale por aquele sujeito, que externou seus conflitos e suas demandas, fazendo vir átona doenças físicas de forma feroz.  

Existe também aqueles que se culpam e desejam-se punir de forma inconsciente, elas matem com o corpo uma relação ambivalente de amor e ódio, onde ele quer se cuidar em excesso, mas da mesma forma se punir. Outra razão para adoecer seria os ganhos que a pessoa tem, como ser vista com compaixão ou “coitadinho”, seria quase como voltar a ser criança. O caso é que independente da forma de adoecer, corpo sempre encontra uma forma de falar, com isso um ego consideravelmente frágil quando encontra uma frustação não consegue lidar com tal ai vem o adoecimento psíquico e biológico, tal fragilidade é um fato importante para a predisposição de doenças orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com