TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso De Psicologia Mediação de Conflito

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 15

Centro Universitário Una

Instituto De Ciências Humanas

Curso De Psicologia

Mediação de Conflito

Orientador: Túlio Louchard Picinini

Débora Priscila de Araújo Silva

Gisele De Abreu Silva

Hugo Uriel de Matos Campos

Katielli Gomes Santos

Ludmila Oliveira Lemos

Vanja Rafaella Lopes Ambrósio

Sâmela Amaral Soares de Oliveira

Belo Horizonte

2017

Introdução:

Como fruto de sociedade, encontramos em nossa vivência cotidiana, diversos eventos que nos colocam em situações de conflitos. A Justiça, no intuito de continuar na resolução e prevenção de problemas sociais, desenvolveu um outro instrumento que vem recebendo e sofrido mudanças em sua metodologia para melhor ser implantada e oferecida à sociedade. A Mediação de conflitos, então, é reconhecida como uma área do qual o objetivo é gerar opções para solucionar conflitos com qualidade, eficácia, idoneidade e rapidez (BOCK, 2006).

A área tem, implementada em sua dinâmica, a Conciliação como ferramenta antecedente que ao longo da sua prática, trouxe a Mediação como mecanismo que provoca, mudanças em procedimentos baseados na autonomia da vontade; a intervenção precoce e preventiva, como a intervenção em crises agudas (BOCK, 2006).

A mediação pertence à terceira onda do movimento universal de acesso à Justiça e produz resultados qualitativamente melhores por se chegar a um acordo de vontades, sendo que, implementada pela mobilização de magistrados, promotores, advogados, associações e organizações da sociedade civil e membros dos Poderes Executivos federal, estaduais e municipais, deu início ao processo de descentralização e humanização da Justiça, no qual as figuras do cidadão participante e do cidadão protegido passam a coexistir, trazendo à mediação características predominantemente reformistas. (BOCK, 2006)

“A sociedade tem reconhecido a importância de intervenções precoces na prevenção e resolução de problemas, potencialmente geradores de conflitos, entre pessoas que vivem e convivem nos diferentes nichos sociais” (Bock, Ana, 2006)

A prática da Mediação é concedida para qualquer pessoa que, ao receber o treinamento adequado e o pré requisito de graduação de nível superior de pelo menos dois anos, (Congresso Nacional do Brasil;2015), torna-se apto a exercer o encargo de Mediador. Porém, ao longo das experiências acumuladas em campo, o Conselho Federal e Regionais de Psicologia juntamente com a Justiça Federal, acredita que a Psicologia tem competências mais abrangentes para melhor contribuir com o desenvolvimento de uma cultura de Mediação (BOCK, 2006).

2. Metodologia:

O presente trabalho é resultado de pesquisas de natureza bibliográfica e entrevista semi-estruturada. Para realizá-lo foi necessário buscar fontes de artigos científicos, que serão explanados em seguida e realizar no Medtrans, localizado na Rua Sergipe, 57 Bairro Funcionários, em Belo Horizonte - MG entrevista com a psicóloga Ellen Márcia Lopes Santos de Carvalho.

3. Objetivo:

O objetivo do nosso trabalho é apresentar, conceituar e demonstrar as possibilidades de mediações de conflitos existentes, assim abordando o seu conceito histórico, quais os locais onde podemos exercer a função de mediação, como é o funcionamento, seguindo passo a passo do seu funcionamento e a atuação do psicólogo em prol da mediação.

4. História da Mediação de Conflitos:

A mediação teve seu início na China, através do pensador Confúcio. Confúcio acreditava ser possível construir um paraíso na terra, desde que os homens pudessem se entender e resolverem pacificamente seus problemas. (CAVALCANTI, 2009, p. 15)

Na china de Confúcio, que viveu cerca de 550-479 a.C., a justiça era administrada segundo o li, que representava o idéia de comportamento permanente de todos os homens. Quando essa regra era quebrada, evitava-se o processo, pois ele era considerado danoso, na media em que atentava contra a paz social. Era necessário procurar sempre o compromisso, a conciliação, a solução negociada que acomodasse uma e outra parte. (RODRIGUES JÚNIOR, 2006, p. 64 apud CAVALCANTI, 2009, p. 15)

A partir do século XX, a mediação passou a ser utilizada em vários países. No decorrer da história, diversos grupos continuaram procurando métodos menos custosos e contenciosos que a tradicional estrutura processual. (FERREIRA, 2013)

Na China, a mediação comunitária atravessa gerações e a mediação institucional é instância obrigatória de acesso à justiça. Atualmente a China utiliza-se das chamadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com