TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Psicologia Toxicodependencia

Por:   •  21/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA / UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Curso de Psicologia

BEATRIZ FERNANDES REZER SANTOS – RA: G554574

LUANA MONTENEGRO SANTOS  – RA: N8588A

 NICOLE ELENI RAMOS DE FREITAS – RA: G4924G7

VANESSA LUSTRI DE MORAIS – RA: F3450B0

DROGAS E A TOXICODEPENDÊNCIA

        

                                                              SÃO PAULO

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA / UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Curso de Psicologia

BEATRIZ FERNANDES REZER SANTOS – RA: G554574

LUANA MONTENEGRO SANTOS  – RA: N8588A

 NICOLE ELENI RAMOS DE FREITAS – RA: G4924G7

VANESSA LUSTRI DE MORAIS – RA: F3450B0

DROGAS E A TOXICODEPENDÊNCIA

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Social como parte da   avaliação do 3º semestre. Campus: Marquês Turno: Noturno. Profª Luana Mendes.

        

SÃO PAULO

2022

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar questões sociais nas quais a atualidade sofre de formas cotidianas. Citaremos o tema drogas e toxicodependência:

       Toxicodependente é um indivíduo que se torna excessivamente dependente de uma substância ou comportamento que pode ser prejudicial à sua saúde física, mental ou social. São exemplos de substâncias e comportamentos que podem levar à toxicidade da dependência: drogas ilícitas, álcool, medicamentos, jogos de azar, internet, entre outros. A vida cotidiana de uma pessoa toxicodependente pode incluir obsessão, isolamento social, mudanças de humor, problemas financeiros, problemas de saúde, entre outros. Para lidar com a toxicidade da dependência, é importante buscar ajuda profissional, como um médico ou profissional de saúde mental, participar de grupos de apoio, considerar um programa de tratamento e envolver a família e amigos.

2. DESENVOLVIMENTO

Os usuários de entorpecentes possuem dificuldades em abandonar a dependência das drogas para recomeçar a vida e se reinserir na sociedade. Geralmente, quando o dependente químico está em processo de desintoxicação sem ajuda específica, sempre haverá recaídas. Portanto, quando alguém que está próximo estiver nesse ciclo vicioso, o mais indicado é procurar internação em um centro de reabilitação e dar todo o suporte possível. Afinal, esses lugares contam com médicos especializados em vícios que vão ajudá-los a se recuperar sem recaídas. Nos casos em que a pessoa dependente não quer ajuda, é necessário desenvolver estratégias junto de familiares e amigos de forma a sensibilizá-la e incentivá-la à recuperação. Vejamos:

“Durante os grupos terapêuticos, nas falas dos usuários, percebeu-se a importância da família para o sucesso terapêutico. Além disso, confirmou-se a premissa de que o CAPSad é o local ideal para realizar o tratamento clínico pactuado e ao qual os usuários podem recorrer em condição de crise, sob efeito da substância. Foi enfatizado o quão importante é saber da existência de um suporte para o indivíduo quando necessário, já que muitas vezes o usuário se enxerga envolvido em sua situação de vulnerabilidade.” (BESSA, 2022, p.5)

De acordo com Vargens(2009) de todas as drogas ilícitas, a maconha é a mais usada mundialmente. O número de usuários ultrapassou 160 milhões, em 2005, e é estimado agora para algo em torno de 162 milhões de pessoas. Com base nesses dados é possível observar que a maconha é a droga mais utilizada entre as outras, porém em comparação a nova droga chamada K6 que dá o "efeito zumbi" também gera efeitos negativos para o organismo, porém chama mais atenção dos usuários por possuir os mesmos efeitos da maconha só que redobrados.

Podemos extrair dessa atual conjuntura que o sujeito que se envolve com as drogas e vive nesse "ambiente" e costumes, acaba se prejudicando em questões físicas, modifica seu convívio social e até mesmo desenvolve problemas psicológicos, o que lhe traz um vazio, que somente as drogas podem preencher naquele momento. Para lidar com pessoas tão frágeis como essas, devemos ter empatia e entender a história e o porquê de cada um estar naquela situação. É fundamental lembrar que a droga é apenas um dos motivos que leva à dependência, os outros motivos são o indivíduo e a sociedade, na qual o usuário e a droga se encontram. Por isso, é necessário a busca de uma melhor solução para ajudar o sujeito, alinhado com o que já foi mencionado, um centro de reabilitação ou uma conversa com sua família seria o indicado. Claro que isso depende muito do caso de cada um até mesmo porque cada caso é único, ou seja, devemos sempre olhar como uma situação difícil e procurar ajudar.

Um centro de reabilitação é um local focado em resgatar pessoas que optaram por usar drogas. Assim, disponibiliza médicos, terapeutas e psicólogos especializados para auxiliar na recuperação de dependentes químicos. Ou seja, as clínicas de reabilitação são confiáveis ​​e os locais mais direcionados para o tratamento adequado. Dependendo da cidade, existem centros privados e públicos onde você pode receber consultas, tratamentos e exames necessários para ajudar a "limpar o corpo" de drogas.

Além de contar com uma equipe médica profissional especializada em vícios e dependências, tais locais contam com infraestrutura adequada, para que pacientes e familiares se sintam confortáveis ​​e acolhidos. Um centro de reabilitação possui atividades que visam um melhor tratamento. Estes podem incluir terapia de grupo, terapia ocupacional e consultas terapêuticas individuais.

        Em relação aos tratamentos que devem ser feitos para o auxílio dos toxicodependentes é de conhecimento público que muitas pessoas não têm condições de procurar instituições particulares para ajudar elas nessa questão. O CRATOD(Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas) é uma das vertentes do governo voltada para o tratamento, suas atividades como instituição são orientações qualificadas, acolhimento psicossocial e grupos de orientação familiar. Há também grupos de prevenção de recaídas que auxiliam as pessoas que estão em abstinência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com