TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética para o Psicólogo Profissional

Tese: Código de Ética para o Psicólogo Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Tese  •  5.835 Palavras (24 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 24

Resumo Matéria código de ética cap 1 do livro

Código de Ética profissional do psicólogo

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, elevados por padrões técnicos e pela existência de normar éticas q garantam adequada relação profissional e com a sociedade e como um todo.

Cód. Ética profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada individuo responsabiliza-lo de modo pessoal e coletivamente por ações e sua consequências no exercício da profissão.

MISSÃO PRIMORDIAL de cód. ética assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e as pratica desenvolvidas padrão de conduta q fortalece o reconhecimento da categoria.

CÓDIGO DE ÉTICA expressam sempre uma concepção de homem e sociedade q determina a direção da relação. Traduzem-se em princípios e normas q devem se pautar pelo respeito ao humano e seus direitos fundamentais. Construir a expressão de valores universais, como: os constantes da Declaração Universal dos Direitos humanos: socioculturais q refletem a realidade do pais valores q estruturam uma profissão, cod. Ética q não pode ser visto como 1 conj. Fixo de normas e imutável.A sociedade muda as profissões se transformam e isso exige uma reflexão continua sobre o próprio cod ética.

Formação cod ética o terceiro da profissão do psicólogo no barsil ao momento do pais e ao estagio do desenvolvimento da psicologia enqnto campo cientifico e profissional . atender á evolução do contexto institucional legal do pais a partir da Promulgação da denominada CONSTITUIÇÃO cidadã em 1988 e das legislações dela decorrentes.

O presente cod. Foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão responsabilidades e compromissos com a promoção da cidadania.o processo ocorreu longo dos 3 anos em todo pais com a participação dos psicólogos e aberto á sociedade.

Cod ética pautou-se pelo principio geral aproximar-se de um instrumento de reflexão. Para tanto buscou-se:

1- Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos coma relação do psicólogo com a sociedade. Profissionais e a ciência atravessam todas as praticas uma continua reflexão sobre o contexto social e institucional.

2- Abrir espaço para discussão pelo psicólogo dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos para relações q estabelece com a sociedade, colegas de profissão usuários ou beneficiários dos seus serviços.

3- Contemplar a diversidade q configura o exercício da profissão em contextos inconstitucionais .

4- Estimular a reflexão q considerem a profissão como um todo e não em suas praticas particulares uma vez q os principais dilemas éticos não se restringem a práticas especificas e surgem em quaisquer contextos de atuação.

Ao aprovar e divulgar o cod ética profissional do psicólogo ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do mesmo,oferecer diretrizes , balizar os julgamentos das suas ações contribuindo o fortalecimento e ampliação do signifikdo socail da profissão.

Principios Fundamentais

1- o psicólogo baseara seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade,dignidade,igualdade e da integridade do ser humano.

2- O pisco trabalhara visando promover a saúde a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligencia,discriminação,exploração,violência.crueldade e opressão.

3- Atuara com responsabilidade social,analisando a realidade politica econômica, social e cultural.

4- Atuara com responsabilidade por meio do continuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da psicologia como campo cientifico de conhecimento e de pratica.

5- Contribuira para promover a universalização do acesso da população as informações ao conhecimento da ciência psicológica, serviços e as padrões éticos da profissão.

6- Zelara para q o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em q a psicologia esteja sendo aviltada.

7- Considerara as relações de poder q atua os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, de forma critica com os demais princípios dest código.

Das responsabilidades do psicólogo

Art.1- São deveres fundamentais dos psicologos :

A- Conhecer,divulgar,cumprir e fazer cumprir este código

B- Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnikment

C- Prestar serviços de qualidade em condições de trabalho dignas e apropriadas a natureza desses serviços utilizando princípios conhecimento e tecniks na ética e na legislação do profissional;

D- Prestar serviços profissionais em situações de calamidade publik ou d emergência sem visa beneficio pessoal

E- Estabelecer acordos d prestação de serviços q respeitem os direitos do usuário de serviços d psicologia.

F- Fornecer na prestação de serviços informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional

G- Informar os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos transmitindo somente o q for necessário para a tomada de decisões q afetem o usuário e o beneficiário

H- Orientar sobre os encaminhamentos apropriados a partir da prestação de serviços e fornecer sempre q for solicitado os docmumentos ao bom termo do trabalhador

I- Zelar para q a comercialização aquisição doação empréstimo guarda e forma de divulgação do material sejam feitas conforme os princípios dest código

J- Ter para com o trabalho dos psicólogos e d outros profissionais respeito,consideração e solidariedade

K- Sugerir serviços de outros psicólogos sempre por motivos justificáveis não uderem ser continuados pelo profissional fornecendo ao seu substituto as informações necessárias para a continuidade do trabalho

L- Levar ao conhecimento das instancias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão

Art. 2- Ao psicólogo é vedado:

a- Pratikr

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com