TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  5/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS

DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – 6Oh

UNIDADE 1

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia apresentam uma carga horária mínima para a formação do Pedagogo. Pesquise a Resolução Nº 2, de 1ª de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, pois ela alterará a carga horária mínima para o curso de Pedagogia e de licenciaturas em geral. Apresente a carga horária mínima proposta na Resolução Nº 2 para os cursos de licenciatura.

R. O mínimo e de 3200 horas, podendo ser 8 semestre ou 4 anos. Divididos nas seguintes forma:

 - 400 horas atividades praticas

- 400 horas de estagio supervisionado;

- 2200 horas para atividades formativas

- 200 horas de atividades praticas e teóricas de interesse do aluno. ( pag 22,23)

  1. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Escolha 3 deles e explique como podem ser aplicados na prática.

R.Os princípios são:

- Interdisciplinaridade;

- Contextualização;

- Democratização;

- Pertinência e relevância social;

- Ética e sensibilidade afetiva e estética.

Podem ser aplicados

1-A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas e visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, e através dela que os professores possibilita aos alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade. Podemos dizer que a Interdisciplinaridade e unitizar os conteúdos das matérias podem andar juntos como por exemplo física com matemática, sendo assim ficara mais fácil o aprendizagem do aluno guardar para ele.

2 - A  democratização melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas. Ela começa no interior da escola por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, alunos e pais de alunos, possam discutir criticamente o cotidiano escolar. Lutando pela democratização da educação em nosso pais.

3 - A contextualização pode ser aplicado como uma forma de envolvimento do aluno na pratica, cercar o cotidiano do aluno no tema que vai ser aplicado. Como por exemplo dar uma aula de historia o professor pode aproveitar os acontecimentos políticos, sociais, as manifestações nas ruas. Para poder relacionar de alguma forma o que esta sendo estudado na sala de aula. E também aderir o conhecimento do aluno para que terá longo prazo dentro de sua memória.  Podemos concluir que a contextualização ajuda na fixação do conteúdo, pois retém a atenção através do despertar do interesse pelo conhecimento.

https://www.youtube.com/watch?v=i0RFR3qWpF8 ( pag 10)

  1. Sintetize o objetivo do curso de Pedagogia, descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.

R.Exercer a função de magistério na educação infantil, ensino fundamental, nos cursos de ensino médio na modalidade normal, educação profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas de conhecimento pedagógico.

Tendo conhecimento na parte pedagógica;

Analisar ambientes escolares e não escolares;

Aplicar estratégias interdisciplinares;

Estabelecer diálogo na área educacional,e as demais áreas de conhecimento. ( pag 11)

http://facsul.edu.br/pagina-exemplo/graduacao/pedagogia/objetivos-do-curso-de-pedagogia/

  1. Quais as finalidades do curso de Pedagogia na atualidade seguindo os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.

R. As diretrizes curriculares do curso de pedagogia aplicam – se desde os primeiros meses de idade da criança ate quase o final da adolescência. Envolvem a educação infantil,ensino fundamental, ensino médio. ( pag09)

  1. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, como será a organização curricular do curso? Compare com a estrutura curricular do curso de pedagogia da FAINSEP e diga se a instituição segue o proposto pelas DCNs.

R. Pela resolução 3520, horas, a faculdade Fainsep 3720 horas sendo que ultrapassa, e ela segue DCNS proposto.

O curso de pedagogia oferecera formação para o exercício integrado e indissociável da docência, dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional. Sendo a docência formação oferecidas recebem o grau de licenciatura pedagogia atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade da educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras disciplinas pedagógicas avaliação e programas e projetos pedagógicos e unidades de ensino, e ambientes não escolares. A diversidade social, étnico – racial e regional do pais, a organização federativa do estado brasileiro, a pluralidade de idéias e concepções pedagógicas dos estabelecimentos de ensino e dos docentes previstas “ mos artigos 12 e 13 da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. A organização curricular do curso de pedagogia oferecera um núcleo de estudos básicos, aprofundamentos de estudos e ao mesmo tempo amplitude e identidade institucional, a formação do licenciado, alem das aulas e estudos individuais praticas de trabalho, participação em eventos para consolidem sua formação. ( Pag12,13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (379.3 Kb)   docx (383.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com