TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Introdução a Pedagogia

UNIDADE 1

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

1. O curso de pedagogia possui particularidades que determinarão suas finalidades para a formação do aluno. Sobre o assunto, apresente quais os princípios do curso de Pedagogia. Escolha 3 deles e explique como podem ser aplicados na prática.

Os princípios do curso de Pedagogia são: interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Esses princípios podem ser aplicados na prática como por exemplo:

A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas, proporcionando um diálogo entre ela, oferece uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, garante maior interação entre alunos e professores desenvolvendo experiências no convívio grupal. Sua função é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato, é unir os conteúdos das matérias, como exemplo a artes com a química, por ser uma matéria que os alunos tem uma dificuldade de aprendizado os professores podem estar relacionando as atividades.

A democratização para a escola concede o direito de participação para estudantes, professores e funcionários, esse método coloca os alunos como peça principal do processo educacional e os educadores participam facilitando as atividades de acordo com interesse dos estudantes.

A contextualização requer a contribuição do aluno em todo o processo de aprendizagem, fazendo as conexões entre os conhecimentos, assim o aluno passará a ter um papel central no aprendizado como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Sendo assim é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia dos alunos do conhecimento cientifico, pode ser abordado problemas econômicos, sociais, ambientais, culturais, políticos, etc.

2. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, como deve ser a organização curricular do curso? Compare com a estrutura curricular do curso de pedagogia da FAINSEP e diga se a instituição segue o proposto pelas DCNs.

O curso de pedagogia oferece formação para o exercício da docência, dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional. Sendo a docência a formação oferecida recebem o grau de licenciatura pedagógica para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade da educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras disciplinas pedagógicas e projetos pedagógicos e unidade de ensino, e ambientes não escolares.

A organização curricular do curso de pedagogia oferece um núcleo de estudos básicos, aprofundamento de estudos e ao mesmo tempo amplitude e identidade institucional, a formação do licenciado, além das aulas e estudos individuais práticas de trabalho, participação em eventos para que consolidem sua formação.

Fazendo um comparativo da estrutura curricular do curso de Pedagogia da FAINSEP com a que é proposta pelas DCNs, a faculdade oferece 3.720 horas de trabalho acadêmico a qual ultrapassa a carga horária proposta pelas DCNs que são 3.200 horas.

3. O estágio curricular a ser realizado durante o curso, que tem como propósito proporcionar experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares deverá ser realizado em quais espaços e áreas e qual será a sua duração, segundo a Resolução CNE/CP nº 2/2015?

A carga horária do estágio será de 400 horas dedicadas primeiramente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também em outra áreas específicas, conforme o projeto pedagógico da instituição

4. Ao longo do curso de pedagogia é comum ouvirmos os termos “atividades integradoras”. Sobre esse assunto explique o que são atividades ou estudos integradores e como podem ser cumpridas?

As atividades integradoras são um componente curricular do curso, envolve atividades como: a participação em eventos, curso e outros projetos pedagógicos, seminários, semanas pedagógicas, projetos de iniciação científica e outros.

UNIDADE 2

O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO

1. Sobre a história da Pedagogia no Brasil, vários fatos importantes podem ser observados. Com base em seus estudos, elabore uma linha do tempo destacando os principais acontecimentos que marcaram a história da Pedagogia, no Brasil. (Pesquise no fascículo e em outras fontes)

O curso de Pedagogia no Brasil começou na década de 1930 na USP e na UFPR e teve sua primeira regulamentação prevendo a formação do bacharel em pedagogia ou técnico em educação ou especialista em educação.

Em 1939 a padronização do curso de Pedagogia, era feita pela formação de bacharéis nas diversas áreas das Ciências Humanas, Sociais, Naturais, Letras, Artes, Matemática, Física, Química. Seguindo esse esquema, o curso de Pedagogia oferecia o título de bacharel a quem cursasse três anos de estudos em conteúdo específicos da área, quais sejam fundamentados em teorias educacionais, e o título de licenciado que permitia atuar como professor, aos que tendo concluído o bacharelado cursassem mais um ano de estudos dedicados a Didática e a Prática de Ensino.

A separação entre bacharelado e licenciatura entendia-se que no bacharelado se formava o pedagogo que poderia atuar como técnico em educação e na licenciatura formava-se o professor que iria lecionar as matérias pedagógicas do Curso Normal de Nível Secundário. Com a chegada da Lei nº 4.024/1961 e a regulamentação contida no Parecer CFE nº 251/1962, em 1961, fixaram o currículo mínimo do curso de bacharelado em Pedagogia, composto por sete disciplinas indicadas pelo CFE e mais duas escolhidas pela instituição.  

A Lei da Reforma Universitária nº 5.540 de 1968, reconheceu no art. 30 competência para habilitação na graduação em Pedagogia o preparo de especialistas destinados ao trabalho de planejamento, supervisão, orientação, administração e inspeção e orientação no âmbito escolar, assim como outras especialidades necessárias ao desenvolvimento nacional.

Com a decorrência da Reforma Universitária o Conselho Federal de Educação aprovou o Parecer do CEF nº 252/1969, fixando mínimos de conteúdo e duração dos curso de pedagogia. O Parecer do CEF aboliu a distinção entre bacharelado e licenciatura, determinando que além da formação de especialista o curso de Pedagogia habilitaria para as docências nas disciplinas dos cursos de formação dos professores. Ou seja, em qualquer uma das habilitações, os especialistas também seriam licenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com