TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.561 Palavras (39 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

UNIDADE 1

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia apresentam uma carga horária mínima para a formação do Pedagogo. Pesquise a Resolução Nº 2, de 1ª de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, pois ela alterará a carga horária mínima para o curso de Pedagogia e de Licenciaturas em geral. Apresente a carga horária mínima proposta na Resolução Nº 2 para os cursos de licenciatura.

A carga horária mínima das licenciaturas passou de 2.800h para 3.200h e o prazo mínimo de integralização de três para quatro anos letivo, ou 8 semestres letivos. A carga horária das licenciaturas deve ser distribuída, de acordo com o art. 13, inciso 1º e incisos: I – 400h de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo; II – 400h dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, comtemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto pedagógico do curso; III – pelo menos 2.200h dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição; IV – 200h de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.

2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Escolha 3 deles e explique como podem ser aplicados na prática.

Para se compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional , construindo em relações sociais, étnicos-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da pedagogia, precisa-se conhecimentos científicos e culturais, visando sempre as diferentes visões do mundo. O estudante de Pedagogia precisa fundamentar-se em princípios, os quais cito alguns:

1- sensibilidade afetiva: o pedagogo precisa saber, compreender suas particularidades, enxergar as dificuldades de seu aluno, para assim poder ajudá-lo. A afetividade constitui-se como facilitadora nos processos de ensino aprendizagem, em que o aluno passa a ser alvo da empatia do professor que ao aponderar- se deste recurso, sente-se estimulado a desenvolver uma prática pedagógica direcionada ao aluno, e vice-versa...pois, quando uma criança sente-se amada, respeitada, querida pelo professor, que demonstra tal atitude, com certeza este aluno sentirá desejo em aprender. Nisso constatamos em que um bom relacionamento entre aluno e professor , facilita como um todo, em ambas as partes.

Educar não é apenas transmitir conhecimentos, mas dar oportunidade do aluno aprender, e buscar suas verdades, para isso devemos utilizar de vários meios, como o afeto, para que o aluno tenha vontade de aprender.

2- democratização: dar oportunidades para os  alunos a participarem das aulas, de decisões,  onde professores e alunos constroem juntos os rumos das aulas, de forma participativa e deliberativa. Para que tenhamos uma sala de aula democrática, é necessário mais que a atuação do professor. Dependerá do capital cultural dos educandos, de suas experiências anteriores de participação e deliberação; dependerá mais ainda da qualidade do ensino, com o interesse de tornar as aulas mais participativas.

3- interdisciplinaridade: caracteriza-se por ser uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia dentro do conhecimento. Logo torna-se explícito a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde há o fim dos limites entre as disciplinas. O trabalho interdisciplinar, garante maior interação entre professor e aluno, sem falar nas experiências e no convívio grupal.

3. Sintetize o objetivo do curso de Pedagogia, descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.

Com as novas diretrizes para o curso de Pedagogia propostas pelo Ministério da Educação, pretende-se na formar professores que venha exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas na quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Pretende-se estimular e desenvolver novas competências, como: compromisso com o ensinar; saber contar histórias; promover situações significativas de aprendizagem; mediar problemas e conflitos; servir de exemplo; enxergar o conhecimento de forma não-fragmentada; saber trabalhar em equipe; ampliar o próprio repertório cultural; ter conhecimento teórico sobre grandes áreas do saber, para além da didática e da pedagogia; entender o aluno; estar aberto ao novo, mas com critério; estar preparado para ser o elo de comunicação entre a família e escola; saber gerenciar a sala de aula; fazer a difusão do conhecimento do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;  APRENDER A APRENDER...

4. Quais as finalidades do curso de Pedagogia na atualidade seguindo os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005.

Deve-se propiciar, por meio de investigação, reflexão crítica e experiência no planejamento, execução, avaliação de atividades educativas, aplicação de contribuições de campos de conhecimentos, como o filósofo, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico... O propósito dos estudos destes campos é nortear a observação, análise, execução e avaliação do ato docente e de suas repercussões ou não em aprendizagens, bem como orientar práticas de gestão de processos educativos escolares ou não-escolares, além da organização, funcionamento e avaliação de sistemas e de estabelecimentos de ensino. Os graduados em Pedagogia estarão aptos a atuar na formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio de modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.6 Kb)   pdf (498.6 Kb)   docx (112.6 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com