TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependencia quimica

Por:   •  1/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MARCIO ANTÔNIO RODRIGUES CASTANHO

ATRAGETÓRIA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016


MARCIO ANTÔNIO RODRIGUES CASTANHO[pic 2]

[pic 3]

A TRAGETÓRIA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Projeto apresentado ao Curso de Bacharelado em Psicologiada Instituição Anhanguera
Orientador: Luciano Carneiro


SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

        

  1. INTRODUÇÃO

Em razão da dependência química, muitos jovens e adultos morrem ou poderão de morrer nos próximos dias ou anos. Os dependentes que vivem, sentem-se diminuídos em seu íntimo e, além disso, as pessoas que o cercam, família e amigos, sofrem com as consequências da dependência. A doença da dependência química chega de uma forma desafiadora para profissionais da saúde, da educação, pesquisadores, gestores públicos, legisladores e famílias de todas as classes sociais.

O tema dependência química tem despertado atenção e está no centro de debates e pesquisas, pois o uso de substâncias químicas traz inúmeras consequências, como traumatismos, lesões neurológicas, tumores e transtornos mentais, além de levar à morte. O dependente químico apresenta uma evolução na trajetória da dependência e as fases da dependência podem ser manifestadas de forma diferente de um usuário para outro.

Todos os profissionaisdapsicologiaterão, em alguns momentos, contato com usuários que apresentam transtornos decorrentes da dependência química e é de extrema importância que estes profissionais tenham uma formação adequada para identificar em qual a fase da dependência o usuário se encontra e como pode auxiliar em seu tratamento.

Neste trabalho, pretende-se refletir sobre o que leva a pessoa a buscar e introduzir o uso das substâncias psicoativas em sua vida, conceituar os estágios do uso até a dependência e demonstrar como o psicólogo pode trabalhar com um dependente químico.

  1. PROBLEMA

Qual a trajetória dos usuários de drogas no caminho da dependência química e como o profissional da psicologia pode ajudar este usuário?

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Mostrar, por meio de pesquisa bibliográfica, como é a trajetória de um dependente químico, desde o início do uso, até as últimas fases da dependência, e entender como o profissional da Psicologia pode trabalhar com esta pessoa.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Identificar o que faz uma pessoa aderir ao uso de umasubstância química psicoativo.
  • Conceituar os estágios do uso, antes da dependência química.
  • Identificar as fases da dependência química.
  • Pesquisar como o profissional da Psicologia pode trabalhar com dependente químico.

  1. JUSTIFICATIVA

Os profissionais da Psicologia têm ou terão de lidar com usuários de drogas que são ou passam a ser dependentes químicos e é importante que estes saibam como lidar com as diferentes fases da dependência química.

Este trabalho será importante para a comunidade de profissionais que precisa trabalhar com pessoas que sofrem de alguma dependência química, principalmente para os profissionais de psicologia, será um material de apoio que trará a informação de forma simples e resumida.

Além disso, este trabalho será de grande valor para a comunidade em geral, poisfamília, amigos e cuidadores de um usuário de substâncias psicoativas ou dependente químico, necessitam de informações para saber lidar com o caso.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Droga é toda substância que, ao ser consumida (introduzida, inalada, ingerida ou injetada) provoca alterações no funcionamento do organismo, modificando as funções normais. Há um grupo de drogas que possui a capacidade de atuar no psiquismo, são as drogas chamadas de psicotrópicas. Estas drogas provocam alterações do humor, na percepção, sensações de prazer e euforia, alívio, medo, dor, entre outras. (GONÇALVES, 1998)

Todas as substâncias chamadas de drogas psicotrópicas têm efeitos no sistema nervoso, produzindo no homem resultados psicoativos. Estas podem ser classificadas em: psicolépticas (sedativas), psicoanalépticas (estimulantes), psicodislépticas (perturbadoras) e podem ainda haver os efeitos combinados ou potenciados. As drogas podem ser classificadas em naturais, semi-sintéticas ou sintéticas; lícitas ou ilícitas. Do ponto de vista sociocultural, podem ser socialmente integradas ou rejeitadas; de finalidade terapêutica ou não. (PATRÍCIO, 1999)

O uso abusivo de drogas pode se dar em qualquer etapa da vida de um indivíduo, a maior frequência é na adolescência e juventude, onde o uso e o abuso de álcool e outras drogas constituem as principais causas desencadeadoras de situações de vulnerabilidade na adolescência, como suicídios, violência, gravidez não planejada e a transmissão de doenças por via sexual ou por compartilhamento de seringas para drogas injetáveis. (CAVALCANTE et al., 2008)

Pratta e Santos (2006) realizaram uma pesquisa com vários adolescentes para identificar os motivos que os fizeram consumir drogas pela primeira vez. 44,8% dos entrevistados não responderam à pesquisa, talvez por vergonha ou por medo da exposição. 15,7% dos entrevistados disseram que experimentaram drogas pela primeira vez por curiosidade e 9,7% por diversão ou prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com