TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de Pedagogia 3º Semestre

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SIDROLÂNDIA

CURSO PADAGOGIA 3ª SÉRIE

Disciplinas norteadoras: História Da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual, Direitos Humanos.

 

Rosilete Cunha de Lima Menezes

RA: 4005328102

PROJETO “UM NOVO MUNDO”

NOME DA TUTORA: Me. Joecimara Miquelino Alves

QUEBRA COCO / MS

2017

[pic 2]

1.PASSO PROBLEMA

Todos nos sabemos que sempre foi difícil e delicado a alfabetização de crianças. Os professores oferecem certo grau de dificuldade, não é por não saberem ensinar, mas porque realmente é desesperador ter que lidar com uma situação em que o professor quer ensinar, e os alunos só quer brincar. Sabendo que a criança tem o direito de brincar, traz a necessidade dos professores se adaptarem a um novo método, onde a educação passaria a ser uma brincadeira, e a brincadeira uma educação. No caso para o professor seria “Um Novo Mundo” com formas, adaptações, métodos e resultados diferentes. É possível afirmar que no tempo de hoje onde as crianças são alvo das tecnologias se torna mais relativo esse entendimento.

             Os alunos têm que se sentir bem recebidos no ambiente onde eles passarão boa parte de seus dias, isso significa uma boa convivência com seu melhor amigo que será no caso seu professor. Se o aluno tem uma relação boa com o devido professor, ele provavelmente estará bem em sua educação. Cabe ao profissional essa busca pela transformação, porque e através dele que os demais alunos vão respeitar o seu universo. O aluno tem que ter interação com os demais por isso à objetividade de aulas diferenciadas que chame a atenção do aluno e faça-os participar de grupos, assim sua mente se abrira fazendo com que se produzam bons conhecimentos.  Nesse caso o uso das tecnologias seria bem recomendado como ferramenta na alfabetização dessas crianças.

[pic 3]

2.PASSO-1.Introdução

Pensando em melhorar a qualidade do ensino e o relacionamento entre professoras e alunos, a supervisora Cristiane, elabora uma proposta de formação para a capacitação de seus profissionais, colocando em pratica o direito de brincar da criança e o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica na sala de aula. Para obter bons resultados, todo esse contexto e importantíssimo, pois mostra principalmente a preocupação da supervisora com a capacitação dos professores e a educação desses alunos, lembrando que não há uma boa educação, sem haver em primeiro lugar um bom profissional. Surgiu então o projeto ‘Um Novo Mundo’ frisando em melhorar o ambiente escolar.

Revisão de Literatura[pic 4]

Segundo esses autores para propor ações de capacitação e formação com vistas ao fortalecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, o presente material reitera os dizeres de VEIGA e VIANA (2010, p. 32) ao afirmar que:

A formação é um processo, por isso, inacabado, não avança no isolamento, no individualismo. O compartilhar é imprescindível para que haja crescimento pessoal e coletivo. O homem, como ser em construção, precisa assumir um compromisso intencional com sua prática, da qual ele é construtor a partir do que projeta e idealiza para atingir seus objetivos, pautados não em interesses individuais, mas coletivos.                                                                                                                

O brincar (Vygotsky, 2007) afirma que:

O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras (Vygotsky, 2007, p.134).

O uso da tecnologia na educação MELLO (2004) afirma:

Por ser um instrumento tão diversificado, pode-se tê-lo como um recurso na nossa prática pedagógica, estimulando o desenvolvimento da criança em todas as áreas do conhecimento. A criança se apropria de tal forma do computador que este faz parte de sua vida, como mais uma maneira de adquirir conhecimento. Mello (2004, p. 172).

“Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano”. (Frases de Skinner)

             As principais dificuldades do comportamento de um aluno, só podem ser resolvidas se melhorarmos o modo de pensar de nossos próprios comportamentos. O professor tem que fazer com que os alunos vejam o seu comportamento e reflitam nele. “A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido”.(Frases de Skinner)  As palavras “aprender” e “educar” são bem diferentes. O que se aprende nem sempre será lembrado, mas o que se educa nunca será esquecido.

[pic 5]

Justificativa

Diante do diagnostico feito na escola com as professoras do 1° ao 3º ano do ensino fundamental será feita uma formação continuada para que as professoras venham superar suas angustias e suprir suas dificuldades em relação à alfabetização e letramento das crianças a partir do uso de varias possibilidades de aprendizagem e acrescentando as novas tecnologias no ensino aprendizagem e utilizando o lúdico com a finalidade tornar as aulas mais dinâmicas e incentivando a criatividade e trazendo a atenção dos mesmos para que aprendam mais facilmente.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (521.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com