TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional 7 semestre pedagogia

Por:   •  28/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  3.699 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO anhanguera 1

CURSO: Pedagogia EAD Licenciatura

Disciplinas norteadoras: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes Não Escolares, Projeto de Extensão à Comunidade.

Camila Caroline Santos

RA: 8982201985

INCLUINDO COM COMPAIXÃO

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Laís Ossuna

TAUBATÉ /SP

01/04/2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

A ESTAÇÃO DAS SENSAÇÕES        5

RESULTADOS DA PESQUISA        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

A escola enfrenta um grande desafio, o de ensinar com qualidade todos os alunos respeitando todo tipo de diversidade, esse desafio não é tarefa fácil, haja vistas que o sistema de promover uma educação inclusiva não está tendo muito sucesso, pois o acesso a uma sala comum aos portadores de necessidades especiais ainda continua mínimo.

Como promover na prática essa inclusão, como fazer essa socialização, como avaliar o rendimento desses alunos, são questões ainda mal resolvidas.

Neste contexto podemos perceber que não basta aderir ao processo de inclusão, é necessário ultrapassar barreira, é preciso acreditar e criar oportunidades de convivência e aproximação de forma flexível e objetiva.

A Estação das Sensações e Descobertas (os cinco órgãos dos sentidos: Audição, Visão, Tato, Paladar, Olfato).

Nome da Escola: escola municipal Anízio Ortiz

Turma:2º ano

Professora: Camila Caroline Santos

Ação: inclusão de alunos especiais aos estudos de matemática e ciências

Conteúdos: Estação das sensações

Disciplinas: Ciências e matemática

Encaminhamento Metodológico: Adivinhações de figuras geométricas, descoberta de alimentos, quem é o colega? De onde vem o barulho? Que cheiro é esse?

Recursos: vendas para os olhos, barbante, sacos plásticos transparentes, frutas diversas, café, sabonete, álcool, terra, lousa branca, caneta para quadro branco, frutas diversas.

Avaliação: Os alunos serão avaliados desde a vontade de participação, as dificuldades para realizar as tarefas e até mesmo o modo como se age ao errar.

A ESTAÇÃO DAS SENSAÇÕES

Será montado um corredor de atividades que será chamado de estação das sensações, neste corredor estarão dispostas várias atividades para a avaliação e reconhecimento dos sentidos.

Sentido

Atividade

Descrição da atividade

Tempo estimado

Paladar

Descoberta de alimentos

Estarão dispostos em uma mesa várias frutas tampadas, a professora colocará uma venda no aluno e este experimentará as frutas e tentará adivinhar qual fruta é.

15 minutos

Visão

Adivinhações de figuras geométricas.

Será utilizada uma lousa branca para desenhar formas geométricas e os alunos as nomearão.

5 minutos

Audição

De onde vem o barulho?

Os alunos serão colocados em roda e será feita a brincadeira ‘ gato mia’, onde uma pessoa fica com os olhos fechados e um colega imita um gato, o aluno tem que adivinhar quem imitou o gato.

10 minutos

Olfato

Que cheiro é esse?

Será feito um varal com saquinhos com aromas dentro (como café, sabonete, álcool, terra) e vendados os alunos terão de adivinhar o que são.

10 minutos

Tato

Quem é o colega?

Com os olhos vendados os alunos terão que passar a mão pelo cabelo e rosto do outro colega e pelos cabelos e formato do rosto tentar adivinhar quem é, falando as características que suas mãos estão “ vendo”.

20 minutos

RESULTADOS DA PESQUISA

O projeto ‘ estação das emoções’, foi realizado na escola Anízio Ortiz com uma turma do segundo ano que possui um aluno com deficiência visual.

O projeto foi desenvolvido como parte da integração do aluno à rede de ensino para que o mesmo se sentisse parte do grupo igualmente aos outros que ali já estudavam.

No dia da chegada do aluno foi montada a estação das emoções e após a apresentação do aluno aos demais alunos da turma, cada um deles teve sua experiencia no mundo dos sentidos.

Com exceção da visão, os exercícios para todos os outros sentidos foram realizados vendados, para que os alunos tivessem uma vivência e pudessem aprender ou ainda criar o sentimento da compaixão, para aprenderem a se pôr no lugar do outro, facilitando assim a integração do novo aluno.

Outro ponto importante é que as crianças pudessem “ver” que mesmo sem a visão em si é possível reconhecer alguém, sentir o cheiro do perfume da mãe, saber de onde está vindo algum som e ainda saber o que se está comendo mesmo sem poder ver.

Enquanto foi realizada a experiência com os alunos, foi possível verificar alguns aspectos de desigualdade(  tanto social como afetiva ), como o não reconhecimento de alguns aromas ou o gosto de algumas frutas , bem como a dificuldade de aceitar ser vendados e guiados por outras pessoas, o que mostra uma ligeira falta de confiança nas pessoas podendo ser resultado de relações afetivas com parentes ou colegas, mas o fato é a insegurança dos alunos que tiveram que se deixar levar e confiar um pouco mais nos seus professores e colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (528 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com