TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de um Caso de Transtorno Bipolar e Compreensão Teórica

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

Após algumas atitudes erradas que acabou assustando as pessoas de seu trabalho, Pat

(Bradley Cooper) o personagem do filme: O lado bom da vida, perdeu sua casa, o emprego e o casamento. Permanenceu um tempo internado em um hospital psiquiátrico, recebendo alta após seis meses para retornar a casa dos pais. Estava disposto a reconstruir sua vida, crendo ser possível enfrenttar todos os problemas do passado e reconquistar a ex-esposa. Mesmo seu temperamento ainda inspirando cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conheceu Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que acabou provocando mudanças significativas em seus planos futuros.

Pat é acometido de transtorno bipolar com variações de humor e mostra-se em surto em várias cenas do filme. Seu comportamento é descontrolado e impulsivo, o colocando em situações de risco, algumas vezes, agredindo a própria família. Pat faz terapia toda semana, e mesmo tendo perscrição médica para tomar medicações, apresenta resistencia, alegando não sentir-se bem tomando os remédios.

O Transtorno Bipolar (TAB) faz parte dos Transtornos de Humor e pode ser encontrado no DSM-IV sob o tipo I, quando há pelo menos um episódio de mania, e tipo II, quando há pelo menos um episódio de hipomania. Ambos podem ser acompanhados de um ou mais episódios de depressão maior (American Psychiatric Association, 2002). Para ser diagnosticado como portador de TAB, o paciente deve apresentar um conjunto de sintomas que representem um desvio marcante na sua forma habitual, acompanhado por prejuízos no convívio social, pro-fissional e em outras áreas importantes da sua vida (APA, 2002; Kaplan & Sadock, 1997).

Os sintomas mais comuns da depressão incluem alterações no apetite, peso, sono, atividade psicomotora e humor; diminuição da energia; sentimentos de desvalia ou culpa; dificuldade de raciocínio e concentração; planos ou tentativas de suicídio. Os sintomas mais comuns da mania são: autoestima "inflada", diminuição da necessidade de sono, aceleração na fala, fuga de ideias, agitação psicomotora e envolvimento excessivo em atividades prazerosas, mas que implicam grande risco de consequências dolorosas (APA, 2002).

As alterações do humor geralmente levam ao comprometimento social, interpessoal e ocupacional (Kaplan & Sadock, 1997). Além disso, o suicídio é um fator preocupante nesse transtorno. Cerca de um terço dos pacientes consultados na pesquisa de Colom e Vieta (2004) haviam apresentado tentativas de suicídio.

O tratamento farmacológico é geralmente realizado com estabilizadores do humor, tais como o lítio, os anticonvulsivantes, os antipsicóticos e os antidepressivos ou com a eletroconvulsoterapia (Lotufo, 2004). Contudo, apenas 40% dos pacientes que aderiram ao tratamento medicamentoso se mantêm sem recaídas (Knapp e Isolan, 2005). Por isso, o mais recomendado pela literatura é a combinação entre o uso de medicação e a psicoterapia, com enfoque na psicoeducação (Colom & Vieta, 2004; Lotufo, 2004; Knapp & Isolan, 2005; Gomes & Lafer, 2007; Figueiredo, Souza, Dell'Aglio & Argimon, 2009).

A psicoeducação consiste em, num primeiro momento, fornecer ao paciente informação sobre o transtorno, o tratamento farmacológico, os efeitos colaterais da medicação, as dificuldades associadas à doença, os riscos do uso de drogas, gravidez e aconselhamento genético, o risco de suicídio e a importância de hábitos regulares de vida. Em seguida, deve-se incentivar a identificação da topografia de seus comportamentos durante os episódios de mania, depressão ou estado misto, além dos estímulos antecedentes para os mesmos (Colom & Vieta, 2004; Lotufo, 2004; Knapp & Isolan, 2005; Gomes & Lafer, 2007; Figueiredo, Souza, Dell'Aglio & Argimon, 2009).

É possível ver no filme um pouco dos sintomas da doença, como o delírio, a mania, a hipomania e a depressão a partir das vivências do personagem. No caso de Pat, um delírio muito nítido é quando o personagem liga para a polícia e acusa a mulher e o professor de história da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com