TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento da criança com necessidades especias

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Estímulo a comportamentos socialmente aceitáveis. O ambiente físico como meio de desenvolvimento infantil. Promoção da autodisciplina nas crianças.

 Para ter um excelente desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil é preciso ter um planejamento antecipado de como será o espaço físico que lhes será proporcionado diversas atividades, com isso seu próprio desenvolvimento será evolutivo. A princípio toda organização desse espaço físico deve ser planejado para que esse espaço seja um lugar que lhes ofereça conforto e também seja um lugar acolhedor, as crianças devem se sentirem à vontade, isto é, essas crianças terão prazer em brincar, seu meio de recreação as fará se sentirem livres e assim seus estímulos e suas independências serão obviamente evidentes.

Em um espaço físico podemos criar diferentes ambientes, pois quanto mais organizado e planejado, essas crianças se socializam e seus  relacionamentos entre as pessoas e o mundo são estabelecidos. Cada espaço criado deverá estar bem organizado e o mais importante é estarem de acordo com cada faixa etária de cada criança, esses espaços devem lhe propor desafios motores e cognitivos que são de sumo importância para o avanço e desenvolvimento de cada criança.

O meio social a qual essa criança se desenvolve será marcado por toda sua vida, pois cada criança fica marcada através do meio social a qual se desenvolvem, essa criança também é capaz de deixar um pouco de sua marca, medos e etc. Cada criança traz consigo sua família como referencial, mesmo que nesse meio tenha todos os tipos de classes sociais e as relações sejam diferentes, o espaço físico para essas crianças devem priorizar e acolher a historia de vida de cada uma delas, e assim elas conseguem fazer trocas de saberes entre elas.

Cada educador não deve ser visto ou considerado como o alvo central nesse processo de ensino aprendizagem, e deve sim ser visto como uma pessoa que tenha experiências a serem passada através da aprendizagem, de forma que permita que cada um aprenda com mais ludicidade possível. Existem algumas crenças que nos diz que a criança só aprende se um docente a ensinar, e também que só esse docente é responsável por todo desenvolvimento e potencialidade dessa criança, devemos quebrar esse protocolo de que o professor é responsável por isso, porque cada criança se desenvolve por meio cultural, por meio de suas próprias interações seja em trabalho individual ou em coletividade, elas são capazes de serem verdadeiros construtores de seus próprios conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (746.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com