TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do motor

Tese: Desenvolvimento do motor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este estudo descritivo teve como objetivo analisar os estágios de desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de movimento (caminhada direcionada, salto na horizontal e arremesso por cima) de escolares com seis e sete anos de idade de ambos os gêneros da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba. A amostra foi composta de vinte e três escolares sendo onze do gênero feminino e doze do masculino. A análise da execução dos PFM foi realizada pelos pesquisadores por meio de observação detalhada de filmagens, utilizando como referência a matriz de análise dos estágios de desenvolvimento motor dos Padrões Fundamentais de Movimento proposta por Gallahue e Ozmun (2005). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva em termos percentuais. Os resultados indicaram que as crianças do gênero masculino obtiveram valores percentuais mais elevados no estágio maduro, isto é, foram mais proficientes, do que as crianças do gênero feminino nos PFM caminhada direcionada e arremesso por cima, exceto no PFM salto na horizontal. Em relação a idade, foi observado que em todos os PFM investigados no estudo houve um aumento percentual no estágio maduro em relação a progressão da idade, isto é, as crianças com sete anos de idade obtiveram melhor desempenho motor do que as de seis anos de idade.Conclui-se, portanto, que nesse estudo nem todas as crianças atingiram a maturidade nos PFM investigados, provavelmente pela falta de encorajamento, oportunidade de prática e instrução adequada, condições estas indispensáveis para o alcance de níveis adequados de desenvolvimento motor.

Palavras-chaves: Escolares, movimentos fundamentais, desenvolvimento motor

INTRODUÇÃO

A criança adquire suas primeiras experiências sensoriais sobre o meio ambiente através da exploração. A exploração é realizada através do movimento e as suas abrangência e profundidade dependem da capacidade de controlar esses movimentos. Quanto mais desenvolvida essa capacidade, mais diversificada essa exploração. A exploração ativa as sensações, cuja integração resulta no desenvolvimento da percepção, e toda a aprendizagem simbólica posterior depende da organização dessas percepções em forma de estruturas cognitivas cada vez mais sofisticadas (Wickstrom,1983). Galluhue e Donnelly (2008) também enfatizam que o movimento possui um papel relevante no desenvolvimento motor da criança, pois a criança adquire suas primeiras experiências sensoriais sobre o meio ambiente através da exploração, originando uma relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente que ocorrerá em todo ciclo de vida do ser humano.

O desenvolvimento motor é um processo de mudanças contínuas que ocorrem no comportamento motor do indivíduo, desde a concepção até a morte, resultante da interação entre os fatores hereditários e ambientais (Gabbard, 2000). O desenvolvimento motor estuda as mudanças que ocorrem no comportamento motor do ser humano a partir dos movimentos reflexos, rudimentares e fundamentais, até os movimentos complexos altamente organizados e coordenados (Tani et al.,1988; Gallahue e Ozmun,2005). Desta forma pode-se afirmar que o conjunto de ações motoras do ser humano passa por grandes modificações ao longo da vida. Essas modificações ocorrem tanto no número, quanto na complexidade e na qualidade das ações motoras (Barela,1999).

O modelo de desenvolvimento motor apresentado por Gallahue e Ozmun (2005) segue uma ordem estabelecida hierarquicamente, dividida em fases e estágios. A idade determinada para cada fase de desenvolvimento motor deve ser vista apenas como uma fronteira geral, pois a aderência rígida para a classificação por idade é imprudente e em direto conflito com o princípio de diferenças individuais. As crianças podem apresentar comportamento motor diferentemente em cada fase devido à caracterização genética e às experiências vividas anteriormente.

A fase motora reflexiva corresponde aos movimentos involuntários onde o bebê obtém informações sobre o ambiente imediato. A fase motora rudimentar se caracteriza pelas primeiras tentativas de movimentos voluntários da criança. A fase motora fundamental representa o período no qual a criança está envolvida ativamente na exploração e experimentação das suas capacidades motoras. Este é o tempo para descobrir como desempenhar uma variedade de PFM, primeiro de forma isolada e depois de forma combinada. E a fase de movimentos especializados no qual o indivíduo utiliza o movimento como uma ferramenta para se aplicar às diversas atividades motoras complexas.

Gallahue e Ozmun (2005) classificam as habilidades fundamentais de movimento em locomotores, manipulativos e estabilizadores. Os movimentos locomotores são movimentos que requerem mudança na localização do corpo relativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com