TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades E Problemas De Aprendizagens

Trabalho Escolar: Dificuldades E Problemas De Aprendizagens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  5.426 Palavras (22 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil, destacando a relação existente, na referida época, entre família e escola. Anote as referências do material utilizado para a produção de seu texto.

Segundo Cunha (1999), a história da literatura infantil começa a delinear-se no início do século XVIII, quando a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias. Os primeiros livros para crianças foram produzidos ao final do século XVII e durante o século XVIII. Antes disto, não se escrevia para elas, porque não existia a infância. Hoje a afirmação pode surpreender, todavia, a concepção de uma faixa etária diferenciada, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica, só acontece em meio à idade Moderna.

Com fins moralizadores surge a literatura, pois a criança neste século é vista como um adulto em miniatura – sendo educada segundo os objetivos traçados pelos adultos, sem preocupar-se com as capacidades e anseios próprios da infância.

As diversas mudanças sócias ocorridas ao longo da história também acarretaram alterações na literatura infantil; nas sociedades primitivas as crianças aprendiam o que os pais ensinavam, sendo que os meninos se espelhavam nos pais e as meninas assemelhavam-se as mães; já na época clássica na Grécia e Roma, a educação era voltada para que a criança servisse ao Estado ou à sociedade onde os meninos tornavam-se grandes guerreiros; já no período medieval a literatura popular tem grande importância, pois reuniu lendas e contos folclóricos aqui às classes desfavorecidas apenas liam ou ouviam as histórias da cavalaria, de aventuras e as narrativas picarescas de heróis espertos, usando recursos pouco usuais renascidos do povo ao contrário das crianças nobres que liam os autores consagrados pela tradição, sendo orientados por seus preceptores.

Para Salém (1970), os primeiros livros considerados como literatura infantil, são os catecismos, criados pelos padres jesuítas para pregar o cristianismo para as crianças, eles remontam da idade média e do renascimento nos séculos XV a XVII aproximadamente, nesta época as fábulas com os animais já circulavam, são livros com narrativas de comportamentos exemplares e os bestiários.

ANTUNES CUNHA, Maria Antonieta. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1999

SALEM, Nazira. Historia da Literatura Infantil. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

2. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Acesse: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando cinco que você julgar mais importantes.

R.- Descoberta da gostosura – A criança descobre as delicias da leitura, o encantamento a cada página lida, ficando fascinada.

_Sabor de encantamento – quanto mais lê mais vontade tem de mergulhar no mundo da fantasia e quando recebe de presente uma coleção de livros isso se torna tão doce e prazeroso, porque agora os livros serão dela, poderá quantas vezes desejar, mesmo depois de crescer, poder reviver imaginar como seria aquele sítio maravilhosoonde tudo podia acontecer.

_Amplitude e belezura- A leitura dos livros se tornar tão importante para a criança que mesmo depois de adulta ela não consegue esquecer e quer passar esse prazer e conhecimento para outras crianças.

_ Cabeças críticas e brasilidade- não importa qual o assunto o professor irá trabalhar, se tornará mais interessante de for de forma lúdica, com um pouquinho de criatividade ele poderá aliar conhecimento e prazer.

_Singularidade e permanência- O que se torna fascinante na leitura e que os anos passam e o leitor se torna mais experiente mais se pode ler o mesmo livro muitas vezes e sempre haverá novas descobertas, sempre irá interpretar algo de forma diferente.

3. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para a nossa literatura.

A principal grandeza da literatura infantil foi à obra de Monteiro Lobato dividida em antes e depois do autor, pela mudança ocorrida nos conteúdos mais característicos da literatura infantil, esta inclinação adversária, manifesta claramente a ficção moderna, que segue para analise urbana, focalizando o Brasil atual, seus obstáculos e suas crises; criando um universo, enriquecida pelo folclore do seu povo e um cenário natural em sua obra Narizinho Arrebitado, 1921, depois passou para Narizinho, 1931, apelando para a imaginação, movimentação e representação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e sem contar a graça na expressão linguística e representativa de uma vasta soma de valores temáticos e linguísticos que renovaram a definição de literatura no Brasil.

4. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

R. A função pedagógica implica a função educativa do livro sobre a criança. Por um lado está à interação entre o leitor e o livro, tendo com foco principal o pedagógico que conduz o uso da informação do outro lado estão os mediadores que estreitam a relação livro-criança, ou seja, a família, escola, biblioteca e o próprio mercado editorial que são agentes controladores de usos que dificultam a criança na decisão e a escolha do que e como ler.

A função pedagógica tem em vista uma interferência sobre o universo do usuário através do livro infantil, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com