TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Como é vista a educação infantil nos ambientes escolares públicos e privado.

Por:   •  12/4/2016  •  Artigo  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Soraia Figueira Ribeiro

1. TEMA

Educação Infantil: Como é vista a educação infantil nos ambientes escolares públicos e privado.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho busca verificar como é a atenção à criança de 0 a 5 anos de idade dentro das escolas públicas e privadas. Se ao transmitir o conteúdo existe uma preocupação de utilizar o que recomenda o RCNEI em relação a estrutura da escola e o ensino, além de citar o que o Estatuto da criança e do adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação recomenda.

2. PROBLEMATIZAÇÃO

• Como é repassado o conteúdo as crianças de 0 a 5 anos de idade?

• As escolas fazem o que recomenda o RCNEI?

• Existe um comparativo entre o ensino das escolas públicas e privadas?

3. JUSTIFICATIVA

Com o passar do tempo a mentalidade a respeito da criança foi sendo transformada. A ideia do adulto em miniatura foi ultrapassada. A criança passou a ser encarada como alguém frágil que precisa de outros para que seus direitos fossem respeitados, então surgiu o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em 1990, o RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil) em 1998, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) em 1996, e muitos outros documentos que asseguram um melhor tratamento às crianças impondo limites e assim melhorando sua qualidade de vida.

E a partir desses documentos faz-se a pesquisa para verificar se as escolas respeitam o que regem seus ensinamentos. E se ocorre disparidades entre as instituições públicas e privadas em relação ao ato de educar crianças na pré-escola.

4. OBJETIVOS

4.1 GERAL

• Levantar um comparativo da Educação Infantil entre a escola pública e privada tendo em vista o RCNEI.

4.2 ESPECÍFICOS

• Verificar se a atenção a criança de 0 a 5 anos (cuidar, educar) está de acordo com o que o RCNEI sugere.

• Verificar se a estrutura da escola corresponde com o que recomenda o RCNEI.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Quanto menor a criança, mais ela precisa de adultos que interpretem o significado de seus movimentos e expressões, auxiliando-a na satisfação de suas necessidades. À medida que a criança cresce, o desenvolvimento de novas capacidades possibilita que ela atue de maneira cada vez mais independente sobre o mundo à sua volta, ganhando maior autonomia em relação aos adultos. (Referencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com