TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico na Educação Infantil: Aprendendo com prazer

Por:   •  28/2/2017  •  Artigo  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz Analítica

TEMA

O lúdico na Educação Infantil: Aprendendo com prazer

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância do brincar na Educação Infantil no município de Sátiro Dias – BA.

PROBLEMA

Sabendo que o lúdico é um estado de espírito e que este é intrínseco ao individuo. E, partindo do pressuposto de que o brincar faz parte da realidade da criança, é que surgiu a necessidade de se responder a seguinte indagação: Qual a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil?

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que através dos jogos, das brincadeiras em geral, as crianças sentem-se motivadas a expandir seus horizontes através de novos olhares, e principalmente, por estarem sendo valorizadas atividades de suas próprias vivências, ou até mesmo desafiadas às novas estratégias, a descobrir novos conhecimentos, novos olhares, de forma concreta, dinâmica e, sobretudo de forma prazerosa, que consequentemente resultará numa educação de qualidade.

Vygotsky (1991) acredita que o brinquedo auxilia no desenvolvimento cultural das crianças, antecipando o seu desenvolvimento, pois acabam se projetando nas atividades adultas de cultura. E nesse momento, a criança está formando as suas habilidades para participar ativamente como um ser social perante a sociedade na qual está inserida.

A criança que joga aprende valores. Por isso a necessidade de oferecer aos professores uma visão do valor dessa atividade no desenvolvimento e educação da criança e do jovem ao lado de subsídios teóricos que auxiliem o trabalho docente, com sugestões práticas de planejamento e execução das atividades diárias na sala de aula.

Nesse sentido, Friedmann (2012) explica o quanto o "brincar" deve ter prioridade na vida da criança. Por se tratar de uma das linguagens expressivas do ser humano, e, que proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral.

Sendo assim, através de brincadeiras e jogos a criança desenvolve a sua autoestima, sua capacidade de solucionar problema, aprender a trabalhar em equipe, em obedecer às regras, aprender valores, como distinguir o certo do errado. O brincar desenvolve também a imaginação e o espirito investigativo da criança.

Diante das questões citadas, e partindo do pressuposto de que o lúdico é um fator muito importante para o desenvolvimento da criança. É que foi elaborado esse Projeto de pesquisa bibliográfica, a fim de contribuir para a reflexão da temática em questão, em concordância com as ideias de alguns autores especialistas no assunto, tais como: Piaget (1971), Vygotsky (1991), Friedmann (2012), na perspectiva de discutir e compreender a importância do lúdico nas situações de ensino e aprendizagem, destacando que o jogo embora envolva situações de diversão, precisa ser levado a sério, com atividades orientadas, planejadas e com objetivos definidos, sempre levando em consideração o que se quer alcançar, quais conhecimentos contemplarem, e não tratá-los de forma isolada. Pois assim, perde-se totalmente o seu significado.

OBJETIVOS

OBJETIVO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com