TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

andreza da silva

danielly paiva

lérida da silva

sônia milena

andreza da silva

danielly paivA

lérida da silvasônia milena

[pic 8]

[pic 9]

Acará – PA

2020


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2         A  IMPORTÂNCIA DA E DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR....................................................................................................4

2. 1 LUDICIDADE E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO        6

2. 2 CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA A ESCOLHA DE TEXTOS: ENSINO FUNDAMENTAL         8

3 CRITÉRIOS NECESSÁRIOS PARA A ESCOLHA DE MÚSICAS: ENSINO FUNDAMENTAL         9

4 PROPOSTA DIDÁTICA: 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I        11

5 CONCLUSÃO..............................................................................14

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................15

  1. NTRODUÇÃO

        Esta produção textual tem por objetivo salientar a importância da cultura e à arte no cotidiano escolar, pois, sabemos que a cultura e a arte são elementos presentes na vida do ser humano, e que todo indivíduo possui cultura, uma vez que todos somos criadores e propagadores de diversas culturas, a arte e a cultura são itens que alimentam todo o processo educacional e desempenham um papel importante na formação de um indivíduo crítico e socializado, por isso tornou-se imprescindível a inclusão da arte e da cultura no currículo escolar.

Esta produção textual está dividida em tópicos , onde ressaltamos sobre a importância da Arte e literatura infantil no ambiente escolar, Ludicidade e o processo de alfabetização e letramento, critérios necessários para a escolha de textos e músicas, e por fim elaboramos uma proposta didática direcionada para o segundo ano do ensino fundamental.

 


2  A importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar

É de conhecimento geral que, os livros e as brincadeiras estão inseridos em um contexto que possibilita às crianças exercerem a sua capacidade de raciocinar e trabalhar com o desenvolvimento da imaginação, enquanto o adulto exerce o papel de mediador e é considerado como um incentivador para a criança, já que ele apresenta as possibilidades de conversação e expressões, colaborando para a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral.

A leitura é fundamental para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela, que podemos engrandecer nosso vocabulário, adquirir conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. A aprendizagem da leitura nas crianças ocorre pelo estímulo de um mediador, ela estimula a imaginação e a criatividade, proporcionando assim o desenvolvimento das competências informacionais, que estão ligadas aos processos cognitivos e criativos, as quais, através desses processos, estão conectadas à solidariedade e à sensibilidade humana.

A literatura infantil, apresentada à criança desde cedo, impulsiona na formação de um leitor ativo, dando-lhe oportunidade de ampliar a visão do mundo e a socialização entre indivíduos, o que contribuirá para a reflexão e transmissão de algo a mais para o desenvolvimento da criança.

A leitura é definida como arte e, por desempenhar esse papel, ela deve ser apreciada, correspondendo plenamente à intimidade da criança, pois toda criança encanta-se por tudo que é belo.

A base nacional comum curricular (BNCC) nos traz competências específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental, temos a quinta que diz: Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. É definido nesta competência que, no Ensino Fundamental, a formação do leitor fruído seja realizada de forma mais consistente, permitindo que o aluno faça apreciações estéticas, éticas, políticas e ideológicas a partir da leitura crítica, o objetivo é que os alunos tenham Interesse pelos livros de Literatura e envolvimento com a leitura.

A literatura infantil pode ser transmitida também por meio do teatro, de bonecos e fantoches, musical infantil, contação de histórias, internet (sites, blogs e mídias sociais), e-books (livros digitais), aplicativos e suportes tecnológicos. A contação de história tem como finalidade buscar e perceber os conhecimentos prévios e de expor para as crianças a importância do hábito da leitura contribuindo significativamente para o desenvolvimento da imaginação, além disso, auxilia o indivíduo a responder seus questionamentos, possibilitando que o aluno enxergue um mundo onde existe conflito, ideias, soluções, problemas, questionamentos, um mundo no qual faz parte.

Ao ouvir histórias é um momento prazeroso que desperta o interesse das crianças e até mesmo os que já estejam na fase adulta. Para as crianças esses momentos são ainda mais mágicos, pois sua imaginação lhe dá asas para dentro da história.

Ainda que as crianças já saibam ler é importante que as histórias continuem sendo contadas para elas, quando a criança sabe ler é diferente sua relação com as histórias, porém, continua sentindo enorme prazer em ouvi-las.

Desta forma elas têm a oportunidade de aprimorar a sua capacidade de imaginação, pois ouvi-las atiça a curiosidade, o pensar, o desenhar, o escrever, o criar, o recriar, porém é importante que a criança seja inserida no mundo da leitura mesmo antes de saber ler, pois o primeiro contato com a leitura se dá por meio da audição de histórias. Um dos objetivos primordiais da escola é preparar o educando para exercer a cidadania, onde se procura alcançar uma educação transformadora e libertadora. Sendo assim, uma educação humanizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com