TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE DEFICIÊNTES MENTAL

Exames: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE DEFICIÊNTES MENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE DEFICIÊNTES MENTAL

*Juviliana Locks Sebastião

RESUMO

Este trabalho apresenta os elementos de como é a profissionalização e a integração de Deficientes Mentais no mercado de trabalho, mostrando qual é a maior dificuldade da sua entrada. Para a realização deste trabalho foi utilizado como métodos de pesquisa, referencias bibliográficas, sites, e a entrevista com profissionais na área educativa.

PALAVRAS CHAVES:Educação -Inclusão - Informação.

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta uma descrição sucinta da pesquisa de campo, realizada com profissionais qualificados na área de Educação. O trabalho foi efetuado em partes sendo a primeira é um resumo que mostra qual foi o objetivo e metodologia, a segunda é a introdução que contem as atividades apresentadas, o desenvolvimento trata-se da fundamentação teórica com citação, na pesquisa de campo encontra-se as vantagens e desvantagens.

____________________________________________________________________________________ * Acadêmica do 2°ano de pedagogia 2011, no CTESOP. Email: juvilianalocks@hotmail.com

DESENVOLVIMNETO

O termo deficiência somente existe porque há a contrapartida de um ideal de deficiência. Em outras palavras é o défiti de determinadas mobilidades que algumas pessoas apresentam, é a incapacidade de agir ou pensar perante a sociedade que socialmente estabelece as condições. O termo usado “deficientes mentais” obtém-se por qualquer pessoa incapaz de se manter, sendo ocasionada por alguma deficiência congênita ou não, capacidade física ou mental. Quando descoberto a deficiência pode-se então tentar fazer o caminho inverso, não esperar que as pessoa portadora se estabeleça na sociedade sozinha e sim proporcionar modificações que possam ajuda-lo a melhor se inteirar na sociedade.

A inserção de Deficientes Mentais nas instituições de qualificação profissional é de suma importância para que possam entrar no mercado de trabalho bem estruturados podendo garantir a sua permanência, nas instituições de trabalho, que muitas vezes mostram apenas o interesse para aqueles profissionais que estão qualificados gerando assim uma falta de oportunidade para que o Deficiente possa entrar, sobrando apenas a porcentagem que a Lei (art. 93 da Lei nº 8.213/91) determina para cada empresa incluir, a chamada reserva de cargos ou lei de cotas que é para as empresas que tenham cem ou mais funcionários tenham dois por cento de funcionários com algum tipo de Deficiência. A cota depende do número geral de empregados que a empresa tem.

I – de 100 a 200 empregados ........................ 2%

II – de 201 a 500 ............................................ 3%

III – de 501 a 1.000 ..........................................4%

IV – de 1.001 em diante ....................................5%.

Afinal com MARX afirma “o trabalho é quem determina a natureza e suas modificações” então acessibilidade seria o termo adequado a se usar para inserir os deficientes mentais no mercado de trabalho.

“Na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual correspondem determinadas formas dê consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina sua consciência.” (MARX, 1983

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com