TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRESSE NA NEO-CONTEMPORANEIDADE: IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

[1]PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: O ESTRESSE NA NEO-CONTEMPORANEIDADE: IMPLICAÇÕES NO COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO

[2]Ileani Bastos Leite

[3]Neusa Mendes da Silva

[4]Rosilei Sousa Ferreira

[5]Valdirene Serra da Silva Santos

RESUMO

Atualmente, falar de estresse no trânsito é bastante comum, portanto este artigo trata-se de um estudo relacionado a esse assunto que discute a relação do comportamento do indivíduo bem como, as implicações na vida humana. Sabe-se que o estresse existe desde a antiguidade e a partir de então o impacto gerado pelo mesmo é extremamente prejudicial na vida das pessoas. O estresse pode converter-se em riscos internos para a saúde física- mental e/ou externos, como agressividade e impulsividade, dentre outros. O estresse pode afetar o condutor de veículo automotor em três esferas diferenciadas sendo: no afetivo, cognitivo e físico. Os acidentes de trânsito representam um sério problema na rotina do Brasil. E esse problema vem se agravando a cada dia em virtude do aumento de veículos pela facilidade em adquirir um automóvel hoje. Além disso, temos que conviver com a má estrutura e desorganização das vias urbanas. Tudo isso tem intensificado o estresse no trânsito, pois, o indivíduo já carrega consigo, problemas do seu cotidiano aonde muitas vezes vêm a se chocar com todo situações estressante causadas pelo trânsito e ocasionando sérios acidentes. A psicologia do trânsito é uma área que deve contribuir para a construção de um trânsito mais seguro, à medida que o psicólogo consiga avaliar as condições psicológicas que o candidato a CNH tem para dirigir e vetá-lo caso represente risco a segurança do trânsito.

Palavras-Chaves: Estresse. Psicologia do Trânsito. Comportamento do Individuo. Atuação do Psicólogo.

ABSTRACT

        Currently, talking about traffic stress is quite common, so this article is about a study related to this subject that discusses the relationship of the behavior of the individual as well as the implications in human life. It is known that stress exists since antiquity and from then on the impact generated by it is extremely harmful in people's lives. Stress can become internal risks for physical-mental and / or external health, such as aggressiveness and impulsivity, among others. Stress can affect the motor vehicle driver in three different spheres: affective, cognitive and physical. Traffic accidents represent a serious problem in Brazil's routine. And this problem is getting worse every day because of the increase of vehicles by the facility in acquiring an automobile today. In addition, we have to live with the bad structure and disorganization of urban roads. All this has intensified the stress in the traffic, because, the individual already carries with him, problems of his daily life, where they often come to shock with all stressful situations caused by the traffic and causing serious accidents. Traffic psychology is an area that should contribute to the construction of safer traffic as the psychologist can assess the psychological conditions that the CNH candidate has to direct and veto it if it poses a risk to traffic safety.

Keywords: Stress. Psychology of Traffic. Individual Behavior. Performance of the Psychologist.


1 INTRODUÇÃO

        

        O estresse passou a ser estudado com mais intensidade a partir da segunda guerra mundial, na década de 1950, deu-se ênfase no aspecto fisiológico, no decorrer dos anos por volta de 1970, considerou-se os aspectos psicossomáticos, portanto houve uma ligação de aspectos psicológicos em interação com os biológicos. Ultimamente, se abrange fatores sociopsicológicos, como o ambiente e as diferentes fases do desenvolvimento humano.

Entende-se por estresse seja ele de natureza psicológica ou física, sendo um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a situações novas.

Desse modo, a Psicologia do Trânsito segundo Rozestraten (1988, 2003) pode ser definida como uma área da psicologia que estuda, por meio de métodos científicos, comportamentos humanos no contexto do trânsito bem como, fatores influenciadores sejam esses psicológicos, sociais, dentre outros.

Na dinâmica da sociedade neo-contemporânea, percebe- se que o estresse tem feito parte integrante do cotidiano de um contingente considerável de pessoas, tornando-se necessário discutir com maior amplitude os fatores relacionados ao comportamento dos indivíduos no trânsito.

De acordo com alguns autores esta área de atuação do psicólogo não se limita ao estudo de motoristas, mas também no comportamento dos pedestres, passageiros, ciclistas, engenheiros do tráfego e instrutores de trânsito (HOFFMANN E CRUZ, 2003).

2 COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO

As primeiras referências à palavra estresse, com significado de “aflição e “adversidade”, são do século XIV”. Nunca se falou tanto em estresse como nos dias atuais. Só o fato de existir no mundo atual é estressante. Para enfrentar o trânsito no dia a dia não é tarefa fácil, pois você pode se deparar com pessoas imprudentes, situações de acidentes, além de passar várias horas em congestionamentos. Fatores como esses, podem desenvolver um nível muito alto de estresse (MARINS, 2003).

Segundo Selye (1956, p.2)

A palavra estresse vem do inglês stress. Este termo foi usado inicialmente na física para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão e transpôs este termo para a medicina e biologia, significando esforço de adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.

Nota-se que o processo estressor é uma reação do organismo quando as pessoas enfrentam qualquer tipo de evento de modo que altere a vida desse indivíduo, gerando um estado emocional desagradável. Esses eventos estressantes também afetam nossa saúde em várias esferas disparando mudanças no organismo e aumentando a probabilidade de ficar doente, ou seja, o corpo começa a somatizar todos esses eventos estressantes vindo a desencadear doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com