TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRESSE: O GRANDE INIMIGO DA CONTEMPORÂNEIDADE

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        ESTRESSE: O GRANDE INIMIGO DA CONTEMPORÂNEIDADE        4

3        AS ATRIBUIÇÕES DO EXECUTIVO NUMA ORGANIZAÇÃO        5

4        OS MOTIVOS MAIS COMUNS PARA O ESTRESSE EXECUTIVO        6

5        CONCLUSÃO        7

6         REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

 

O estresse vem se tornando um problema de dimensões absurdas na vida executiva, pois esta é repleta de cobranças, aspirações e pressões psicológicas por melhores resultados. Hoje a maioria dos executivos trabalham mais de 14 horas por dia, não tendo tempo nem mesmo para organizar suas vidas pessoais e isso lhes afeta profundamente. Ser um grande empresário hoje não significa somente ter fama e poder, na verdade existe uma série de fatores positivos e negativos envolvidos.  

O seguinte estudo tem como intuito versar sobre o conceito e as características do estresse; discorrer sobre as atribuições e alguns aspectos da vida de um executivo e explicitar os principais fatores que geram o estresse executivo, a fim de identificar informações importantes como o nível de satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho gerencial.


estresse: O grande inimigo da contemporâneidade

Uma das coisas mais comuns na atualidade é a confusão quanto aos conceitos de estresse e cansaço. Psicologicamente falando eles se diferem ligeiramente, mas importa soberanamente conhecer suas características um tanto sutis. A psicologia diz que quando se está cansado, tudo que precisa-se é de uma boa noite de sono para se recuperar, entretanto, em quadros de estresse é comum que nem mesmo se consiga dormir, pois os pensamentos em turbilhão não permitem um sono regular. O estresse se instala com o acúmulo de situações desgastantes emocionalmente. O estresse físico existe, mas o que o senso comum chama de estresse é o emocional.

Podemos assim dizer que o estresse é uma alteração psicofisiológica do organismo, observável através de sintomas físicos e psicológicos, para reagir a uma situação de tensão e opressão. O estresse é um processo e não uma reação única, pois a partir do momento em que uma pessoa é submetida a uma fonte de estresse, um longo processo bioquímico instala-se, cujo início manifesta-se de maneira bastante semelhante, por sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, tensão muscular, boca seca e sensação de estar em alerta.

O estresse vagueia por todos os lugares, ambientes, relações e instituições, mas é no trabalho que ele se amontoa indiscretamente, talvez isso se dê graças a constante troca de estímulos e informações positivas ou negativas o qual o trabalho impõe as pessoas. O estresse no trabalho é o resultado de um conjunto de várias situações, que são potencialmente desestabilizadoras, em razão de incongruência ou falta de adaptação entre pessoas e ambiente. O estresse ocupacional, como é conhecido, pode manifestar-se como problemas de saúde física ou emocional e ainda alterações de comportamento no trabalho e em casa. Alguns dos sintomas físicos são: Dores de cabeça, tensão muscular, dores nas costas e no pescoço, cansaço excessivo, problemas de sono e no sistema digestivo, diminuição da libido, entre outros. Emocionalmente falando, o estresse pode evoluir para quadros ansiosos e depressivos mais significativos, como por exemplo a síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e a depressão maior.


as atribuições do executivo numa organização

A palavra “executivo” está sempre vinculada na mídia, através de jornais, revistas e etc. Mas a verdade é que poucos conhecem o papel do executivo dentro de uma organização. Os executivos realizam o seu trabalho por meio de trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com intuito de atingir determinados objetivos. Eles trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade coordenada, composta de duas ou mais pessoas.

No início do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que todos executivos realizavam cinco funções gerencias: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Hoje, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle. Segundo Leonardo Grapeia, bacharel em Administração pela Universidade Mogi das cruzes (UMC), “as organizações existem para atingir objetivos e alguém precisa definir esses objetivos e as possíveis formas de alcançá-los – O executivo é esse alguém”.

Grapeia em um de seus artigos para o site “Agenegócios” demonstrou que a função de planejamento engloba a definição das metas organizacionais, o estabelecimento de uma estratégia geral para alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Eles são responsáveis para elaboração da estrutura e essa função inclui determinação de quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como elas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instancia as decisões são tomadas. Portanto, dentro dessa abordagem a resposta para questão “o que fazem os executivos?” É a seguinte: Planejar, organizar, liderar e controlar. Os executivos devem ser dotados de algumas habilidades e competências para atingir seus objetivos, são elas:

Habilidade técnica: Engloba a capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidade. Habilidade Humana - É a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos. Muitas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais. Habilidades conceituais - Habilidades que auxiliam a avaliação executiva, que fica com incumbência de diagnosticar situações complexas, desenvolver soluções e alternativa para socorre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com