TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Estresse/Motivação

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

ANHAGUERA EDUCACIONAL 

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                           

ATPS 2ª ETAPA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Campo Grande - MS

2015

ATPS 2ª ETAPA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionado relacionada ao conteúdo da disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional ministrada pela Profªa

Campo Grande - MS

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Comportamento e Personalidade        

2.1.        Conceito e definição de Comportamento        

2.2.        Conceito e definição de Personalidade        

3.        Motivação        

3.1.        Teorias Motivacionais        

3.2.        Empresa objeto de estudo e teoria motivacional indicada para uma campanha de motivação.        

4.        Estresse        

4.1.        Conceito de Estresse        

4.2.        Estresse Positivo        

4.3.        Estresse Negativo        

5.        Grupo e Equipe        

5.1.        Conceitos de Grupos        

5.2.        Conceitos de Equipe        

5.3.        Análise e parecer da diferença entre grupo e equipe.        

6.        Liderança        

6.1.        Conceitos de liderança        

7.        CONCLUSÃO        

8.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. INTRODUÇÃO

Será dado início a 2ª Etapa da Atividade Prática Supervisionado da disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional.

Anteriormente foi apresentado o conceito do Comportamento Organizacional que se referiu as habilidades, expectativas e competências de cada indivíduo, por sua vez, a definição é o funcionamento e o desempenho do comportamento, da comunicação e da interação nas formações de equipes e grupos do colaborador com as empresas.

A partir desta fase iremos discutir os conceitos e definições dos temas como; Comportamento e personalidade, Motivação, Estresse, Grupo e Equipe, Liderança. Sempre se baseando no PLT da disciplina e também em outros livros e autores, buscando novas e renomeadas opiniões e definições do assunto, com o objetivo de, construir aqui o domínio do tema e atingir um conceito sólido.

Relembrando a 1ª Etapa, foi usada a empresa Real H como objeto de estudo, já nesta etapa a empresa será pouco citada, porem todo o estudo aqui desenvolvido representa componentes existente e que devem existir na empresa citada e em todas as demais.

Portanto, apreciem uma leitura rica em conteúdo, porem bem explicativa oferecendo um ótimo conhecimento sobre o Comportamento Organizacional.

  1. Comportamento e Personalidade
  1. Conceito e definição de Comportamento  

O comportamento é a resposta que o indivíduo tem a se portar a diversas situações, também se dá de forma singular, ou seja, de cada pessoa diante de acontecimentos.

No comportamento também estão incluídos fatores internos e externos, e através dele é que expressamos as características de nossa personalidade, é por muitas vezes uma reação motivada.

Através do comportamento podemos conhecer os valores de cada pessoa, visão de mundo, e assim compreender que o comportamento e o conjunto das características de nossa personalidade sendo exposta, mostrando nossos valores, visões e etc.

  1. Conceito e definição de Personalidade

A personalidade é única e intrasferível, a pessoa nasce e ao longo do seu crescimento é sendo formado sua personalidade, com seus valores, ideias, visão de mundo e etc.

Dois fatores ajudam na formação da personalidade de um indivíduo, são eles hereditário – que nem sempre e aquele que vem no DNA, pode vir também pela convivência e aprendizado à medida que se vai crescendo e acompanhando o seu redor, e o outro fator é questão do ambiente em que se vive, o seu redor em geral, isso pode influenciar ou não uma pessoa.

A personalidade se leva ao longo da vida com uma dinâmica própria e pode influenciar a criação do comportamento.

  1. Motivação
  1. Teorias Motivacionais
  • Abordagens clássicas:

A abordagem clássica esta calçada nos princípios da administração cientifica, segundo o autor Frederick W. Taylor percebeu que os trabalhadores médios produziam menos que potencialmente eram capazes, e também percebeu que o colaborador que trabalhava muito ganhava o mesmo tanto do que o que produzia menos, portanto sua solução motivacional era criar condição de pagar mais para quem produzisse mais, ou seja, ele acreditava que o problema motivacional do colaborador que produzia menos terá apenas salário sem rever seus valores éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com