TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO-PSICOFARMACOLOGIA

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO-PSICOFARMACOLOGIA

1) O que são os psicofármacos? São medicamentos utilizados como terapia adjuvante à terapia individual ou de grupo, em casos de transtornos psicológicos. A administração de psicofármacos requer um controle efetivo, visto que estas substâncias são potencialmente causadoras de dependência física e psicológica.

2) Como os psicofármacos são divididos? Ansiolíticos: Utilizados no tratamento da ansiedade aguda (Diazepam, Lorazepam,Bromazepam) Antidepressivos: Utilizados para elevação do humor e alívio dos sintomas da depressão. Tricíclicos - Bloqueiam a recaptação de norepinefrina e seratonina pelos neurônios: fluoxetina, amitriptilina, clomipramina,imipramina. Inibidores da MAO (monoaminoxidase )- Enzima que torna inativa a norepinefrina e seratonina : moclobemida Tranicilpromina.

3) Sobre neurotoxicidade, responda:

a) O que é? É a qualidade de produzir um efeito venenoso ou letal sobre o tecido nervoso.

b) Como pode ser causada? A metanfetamina liberta níveis elevados de dopamina que estimula as células cerebrais, aumentando o bem estar físico e o movimento corporal. Parece exercer um efeito neurotóxico ao danificar as células que contêm dopamina e serotonina, nomeadamente, cortando os terminais nervosos das células e limitando o seu crescimento. Conduz  a uma redução contínua dos níveis de dopamina que pode resultar em sintomas semelhantes aos observados na doença de Parkinson.

c) Quais as suas consequências para o SNC? A dopamina presente em excesso pode ser oxidada por via enzimática ou não enzimática formando quinonas muito reactivas de dopamina e espécies reactivas de oxigénio, conduzindo a um aumento do stress oxidativo.

4) O que são doenças neurodegenerativas? Exemplifique.

 São condições debilitantes e incuráveis, que resultam na degeneração progressiva e/ou na morte das células nervosas. Esta degradação causa problemas com o movimento, as ataxias, ou com o funcionamento cerebral, originando a demência.

5) O que é demência?

É um declínio progressivo ou crónico da função cognitiva, que afeta a memória, o pensamento, o comportamento, a linguagem, a capacidade de cálculo, a aprendizagem e a emoção, não devendo nunca ser associada a um processo normal de envelhecimento. De entre as demências, podemos salientar a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a doença de Pick, a demência vascular, a doença de Creutzfeldt-Jakob ou a doença de Huntington

6) O que são doenças crônicas?

 É uma doença que persiste por períodos superiores a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo.

7) O que é a tolerância causada por fármacos?

A tolerância é uma diminuição da resposta farmacológica que se deve à administração repetida ou prolongada de alguns fármacos. A tolerância ocorre quando o organismo se adapta à presença contínua do fármaco. Geralmente, são dois os mecanismos responsáveis pela tolerância: 1) o metabolismo do fármaco acelera-se (habitualmente porque aumenta a actividade dos enzimas hepáticos que metabolizam o fármaco); 2) diminui a quantidade de receptores ou a sua afinidade para o fármaco. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (460.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com