TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo descrever o tema Globalização porem, por se tratar de um tema extenso por ser de grande importância mundial e possuir uma grande quantidade de informações para um assunto desse porte se fossemos descrever todo o tema por completo, optamos por focar em descrever um único aspecto que é a globalização tecnológica.

Citaremos alguns pontos negativos, positivos e por ser um trabalho desenvolvido para matéria de Educação Ambiental, não poderíamos deixar de citar alguns aspectos sobre o impacto da globalização tecnológica ao meio ambiente.

Esperamos que esse trabalho bem como a apresentação em sala de aula possa colocar de forma clara e objetiva o assunto tratado pois sabemos que ‘globalização’ é um assunto muito falado e a tecnologia é uma ferramenta frequente, e atualmente fundamental, na vida das pessoas.

O QUE É GLOBALIZAÇÃO?

Para iniciar a discussão, é importante apresentar o conceito de globalização. Por definição, entende-se como globalização o processo de integração socioeconômica entre países e pessoas do mundo todo, correlacionado a fase de maior expansão e avanço do sistema capitalista. Ainda que de forma desigual e contraditória, o mundo todo encontra-se conectado, com um enorme fluxo de bens, capitais, valores culturais e principalmente de informações. Esse cenário somado a própria lógica do sistema capitalista, influencia a maneira como o ser humano relaciona-se e provoca impactos sobre o meio ambiente. Nesse contexto a tecnologia foi como um catalisador do processo de globalização, eliminando barreiras e diminuindo a distância entre países e continentes.

Primeiramente o advento tecnológico foi percebido durante as revoluções industriais, visando a maximização da produção. Em seguida a alteração mais palpável foi a modernização na locomoção das pessoas e escoamento da produção, para exemplificar podemos citar os automóveis e a malha ferroviária.

PONTOS NEGATIVOS DO AVANÇO TECNOLÓGICO

O avanço tecnológico acarretou impactos ambientais negativos. O principal ponto negativo tem sido a questão da poluição. De forma direta, podemos citar os gases emitidos pelos automóveis e processos industriais, bem como o acumulo de lixo eletrônico. De forma indireta com o aumento do uso de eletroeletrônicos, o consumo de energia se elevou consideravelmente.

Os gases emitidos durante a queima de combustíveis fosseis (CO²) compõem os principais culpados pelo efeito estufa, assim como os gases liberados durantes processos industriais (NH²). Apesar de ambos serem maléficos para o meio ambiente, os processos que os liberam foram (e são) fundamentais para a sociedade moderna. Nos dois casos, existem legislações a respeito dos impactos ambientais, porém não têm sido cumpridas e aplicadas corretamente.

É importante citar que tal desenvolvimento custou caro. A natureza foi um dos seus principais alvos. Seus recursos passaram a ser extraídos sem medidas. O que causou e permanece causando danos irreversíveis a todo o sistema ambiental.

É inevitável pontuar os efeitos negativos trazidos ao meio ambiente, não somente em seu aspecto natural, mas também em seu aspecto social e profissional. O desenvolvimento da sociedade, a produção das empresas e organizações está a cada década mais dependente do avanço tecnológico. Colocando este ponto como um dos principais meios de sobrevivência e crescimento, não visando a interação saudável da sociedade entre si e o meio ambiente.

A acumulação de riquezas, além da dominação de um povo sobre os outros, pelo meio de guerras, foi grandes motivações para o avanço desenfreado da tecnologia. A primeira e segunda guerra mundial levou a descobertas e grande desenvolvimento da tecnologia. Seu objetivo era a destruição em massa, mas acabaram por servir na melhoria da qualidade de vida de grande parte das pessoas.

O ser humano está sendo escravizado pelos recursos tecnológicos, tais como energia elétrica, internet, celular, automóvel, avião e etc. Inclusive, a expectativa de vida aumentou consideravelmente com os diversos avanços tecnológicos da modernidade, tais como medicamentos, vacinas, próteses, cirurgias com câmeras menos invasivas, exames de imagens e tratamentos.

Recentemente, além do problema citado, a tecnologia nos impôs uma nova questão ambiental. Com a modernização e evolução da tecnologia, os aparelhos vão se tornando descartáveis e obsoletos cada vez mais rápido. O que vem gerando o acúmulo de lixo eletrônico, que por sua vez não é descartado de forma adequada, fazendo com que produtos químicos sejam liberados em locais inapropriados, causando a contaminação dos solos. Isso vem sendo agravado pela falta de regulamentação sobre o descarte do lixo eletrônico.

Considerando que nem todos os países possuem formas de geração de energia de modo sustentável, ou que impactem menos no meio ambiente, o aumento do uso da energia causado pelos avanços tecnológicos surge também como um ponto negativo.

PONTOS POSITIVOS PARA A SOCIEDADE

Com a “financeirização” da economia mundial a tecnologia veio facilitar as transações financeiras e comerciais entre empresas e países. É visível que o avanço da tecnologia tenha inúmeros pontos positivos em nossas vidas. É veloz, criativo e confiável e veio para o nosso conforto.
Em diversas áreas estas descobertas só vêm facilitando maneiras de trabalhar com eficiência e dinamismo. Observamos grandes desafios e conquistas nas áreas da saúde, cultura, educação, segurança, comunicação, etc.

Temos até a sensação de que não saberíamos viver sem tais meios. Exemplo: carro, celular, computador, telefone, televisão, dvd etc. O avanço e a grande aderência ao uso da tecnologia certamente trouxe facilidades, muito conforto, acesso ao conhecimento, qualidade de vida. É reverenciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com