TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.935 Palavras (28 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

A Educação Ambiental na educação formal e informal

[pic 2]

A Educação Ambiental na educação formal e informal

[pic 3]

Sumário

Introdução.................................................................................................................4

Educação Ambiental na educação formal.................................................................5

  1. A educação formal como disciplina na escola.................................5, 6
  2. Como trabalhar a Educação Ambiental nas escolas.......................7, 8
  3. Atividades relacionadas ao meio ambiente nas escolas.........8, 9 e 10

A Educação Ambiental na educação informal........................................................10

  1. Característica da Educação Ambiental informal........................10 e 11
  2. Relação Homem-natureza.........................................................11 e 12
  3. Estratégias para programas de Educação Ambiental informal..12 e 13
  4. Educação Ambiental para moradores de áreas rurais...............13 e 14
  5. Educação Ambiental começa em casa......................................14 e 15

Extras, Agenda 21, Psicologia Ambiental...............................................................16

Conclusão...............................................................................................................17

Referências Bibliográficas......................................................................................18

Anexos

Fig. 1 e fig.2............................................................................................................19

Fig. 3 e fig. 4...........................................................................................................20

Fig. 5 e fig. 6...........................................................................................................21

Glossário.........................................................................................................22 e 23

Introdução[pic 4]

Este trabalho irá abordar assuntos referentes à Educação Ambiental formal e informal. Como o governo contribui para a realização de projetos de Educação Ambiental nas escolas e comunidades. Como dar continuidade aos projetos já existentes e como implantar novos projetos. A Educação Ambiental que começa em casa, continua nas escolas e segue para o ensino superior.

A Educação Ambiental formal é uma educação dada nas escolas oficiais (públicas ou particulares), cujos cursos são reconhecidos pelo MEC (ministério da Educação) e comprovados através de certificados igualmente registrados no MEC e Ministério da Cultura. A Constituição de 1988 atribui ao Estado o dever de promover EA em todos os níveis de ensino e também a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Apesar de ser uma exigência legal, a EA deve ser trabalhada, não como uma lei, mas de forma prazerosa, pois requer mudança de comportamento pessoal e comunitário. Para isso os educadores possui aincumbência1 de preparar o aluno para atuar efetivamente junto à sociedade.

Já Educação Ambiental informal é tão essencial quanto a formal, ela ocupa um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia2o bom relacionamento entre os indivíduos, opera através de programas direcionados para os aspectos bem definidos da realidade social e ambiental. Tem a função de informar e formar cidadãos socialmente sustentáveis eé dirigida ao grande público.

É veiculada por meios de comunicação em massa, mas atinge os indivíduos de forma particular. É um processo utilizado visando desenvolver senso crítico, valorizando as faixas etárias a serem atingidas pela mídia, valorizando, também, o saber popular e a construção de um saber ambiental.A educação informal se caracteriza pelo trabalho voluntário e por proporcionar elementos para a socialização e a solidariedade.

Educação Ambiental na educação formal

Educação Ambiental formalé aquela desenvolvida em escolas, universidades públicas ou privadas. O seu desenvolvimento deve ser uma prática contínua, envolvendo estudantes desde a educação infantil até a universitária, envolve professores e demais profissionais na área de Educação Ambiental. Está inserida na educação deforma multidisciplinar, atuando como veículo capaz de promover a conscientização, o engajamento3, de cidadãos responsáveis diante uma sociedade   excludente4, preconceituosa onde a injustiça social é deflagrada5por um sistema de desenvolvimento econômico que só se interessa por índices de produtividade e lucro.

1.1. A Educação Ambiental como disciplina na escola

Agora, em pleno século XXI, está bem claro, diante de tanta injustiça com o planeta, a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, com justiça ambiental, equidade6, diversidade, sustentabilidade.

O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental? Segundo o livro VAMOS CUIDAR DO BRASIL (portal MEC), em 2005 o Ministério da Educação iniciou esse projeto, objetivando mapear a presença da educação ambiental nas escolas bem como seus padrões e tendências.

O processo de expansão da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental foi bastante acelerado: entre 2001 e 2004,o número de matrículas nas escolas que oferecem educação ambiental passou de 25,3 milhões para 32,3 milhões. Em 2001, onúmero de escolas que ofereciam educação ambiental era de aproximadamente 115 mil, 61,2% do universo escolar, ao passo que,em 2004, esse número praticamente alcançou 152 mil escolas, ou seja,94% do conjunto. O fenômenode expansão da educaçãoambiental foi de tamanha magnitude que provocou, de modo geral, a diminuição de diversos tipos de desequilíbrios regionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (695.9 Kb)   docx (426.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com