TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ele Foi Acusado de Ateísmo e de Corromper os Jovens Com a Sua Filosofia

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates nasceu em Atenas em 470/469 a. C. e morreu na mesma cidade em 399 a.C., condenado devido a uma acusação de "impiedade".  Ele foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia.  Filho de um artesão e uma parteira.

 Alguns biógrafos contam que, em sua juventude, Sócrates visitou o templo de Apolo, na cidade de Atenas, onde ficou marcado pelas inscrições esculpidas no pórtico do templo: “conhece-te a ti mesmo”. Uma pergunta feita ao Oráculo de Delfos marcou o início da filosofia de Sócrates e definiu os rumos da filosofia ocidental.  Esse princípio de autoconhecimento tocou o filósofo fazendo-o perceber que qualquer conhecimento sequente do mundo solicitaria, antes, um conhecimento de si mesmo. Segundo ele mesmo definia-o: “só sei que nada sei”.  Uma marca crucial em sua índole argumentadora de sábio, reconhecendo sua própria ignorância, levando-o a busca pelo saber, ao passo de que a soberba intelectual leva à estagnação.  Com Sócrates, de fato, há uma mudança expressiva no rumo das discursões filosóficas sobre a verdade e o conhecimento.  Sócrates pregava que nós devemos nos ocupar menos com coisas (riquezas, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com outros e com o mundo. É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscedência, de que fala Sócrates.  Essa conduta o fez doar-se inteiramente à filosofia e à prática dialógica (uma forma especial de diálogo chamada maiêutica e ironia) onde fazia com que seu interlocutor percebesse as incoerências de suas falas e se autocorrigisse.

 Contudo, Sócrates não deixou nenhuma obra escrita. Pois, não usava a caligrafia, utilizava-se do diálogo como principal recurso para se expor filosoficamente.  Sendo ele conhecido pelas obras de Platão, que foi seu aluno. Platão reproduz um discurso de Sócrates na obra “Apologia de Sócrates”. O livro é parte integrante de uma tetralogia, na qual o primeiro intitulado Eutifron aponta o filósofo em seu caminho para o tribunal, onde foi convocado devido a acusações de Meleto. A obra ainda é continuada em outras duas etapas: Crífon (onde o filósofo, já encarcerado, recebe a visita de um grande amigo) e Fédon, que narra seus últimos instantes de vida e o seu discurso sobre a imortalidade da alma.

Referências Bibliográficas:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/socrates.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/conhece-te-a-ti-mesmo-socrates-e-a-nossa-relacao-com-o-mundo.htm https://www.antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=587

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com