TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte na saude mental

Por:   •  19/3/2017  •  Seminário  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

OBJETIVO

Compreender o papel de atividades esportivas no tratamento de pacientes psiquiátricos, analisando os progressos nos quadros clínicos dos mesmos obtido pela oficina de futebol realizada no Núcleo de Assistência em Saúde Mental Casa Verde, localizado em Botafogo, no Rio de Janeiro.

INTRODUCAO

O presente trabalho teve como intuito levantar dados que auxiliassem na compreensão do papel que a prática de esportes pode vir a exercer no tratamento de pacientes psicóticos.

A principal característica observada em um quadro psicótico é a falta de conexão com a realidade patente e clara, onde os pacientes passam a estabelecer uma relação delirante entre objetos e coisas inexistentes, modificando seus planos, idéias e até seu comportamento por acreditarem que aquilo que é visto ou imaginado fazem parte do mundo real. Quando não se encontram em crise, os psicóticos zelam pelo seu bem-estar, podendo inclusive estabelecer contato com outras pessoas.

Fazendo uso dessa ponte com a realidade concreta, dois estagiários de um hospital-dia do Rio de Janeiro idealizaram um projeto para auxiliar no tratamento de alguns de seus pacientes, partindo de uma demanda dos próprios, que constituira em uma oficina de futebol semanal, contando com passeios e outras atividades que teriam como finalidade motivar o contato social e trabalhar em conjunto questões pertinentes aos pacientes. A aderência ao projeto não foi suficiente para sustentar a sua permanência, entretanto, serviu de substrato para que fossem levantadas diversas questões pertinentes ao tratamento de um paciente psicótico e a relação que o esporte pode vir a inferir sobre sua condição.

LEVANTAMENTO TEORICO

O QUE E A PSICOSE?

Apesar dos diversos estudos e publicações sobre a psicose, pouco conseguimos capturar desse tipo de funcionamento psíquico tão diferente das neuroses. As experiências subjetivas vividas por sujeitos com esta estrutura nos permitem apenas imaginar o que um psicótico sente para tentarmos teorizar o que seria este funcionamento que causa tantas polêmicas. A psicose é caracterizada por um grupo de doenças psicopatológicas tais como esquizofrenia, bipolaridade e até mesmo o autismo, segundo alguns autores, que assim como em diversos outros fenômenos ocorre por uma combinação de fatores genéticos com o meio social. Por isso há uma grande variabilidade de situações que fazem com que a psicose venha à tona, como por exemplo o uso de drogas pode ser um facilitador para a eclosão de surtos em pessoas que tenham propensão para tal. Apesar disso, não podemos enumerar os fatores que fazem com que a psicose se manifeste. Um dos poucos fatores que podemos afirmar é que os surtos ocorrem predominantemente na adolescência, o que pode garantir apenas uma experiência psicótica e não necessariamente fazer com que a pessoa passe a funcionar desta forma a partir de então.

A principal característica da psicose é o rompimento com o real, causando diversos sintomas associados a isto. O sujeito psicótico tem pouco recurso simbólico para lidar com suas questões e por isso vive a fantasia na ordem da realidade causando muitas situações de angústia. O psicótico lida de forma diferenciada com a linguagem, visto que pela falta de organização o sujeito tem o pensamento concreto e fragmentado.Na psicose não há barreira entre o Eu e o Outro e por isso alguns sintomas como roubo ou publicação de pensamentos são recorrentes. Esta falta de barreira se manifesta não apenas psique, como na forma de lidar com o seu corpo. Por isso o sujeito muitas vezes tem o corpo muito enrijecendo ou completamente relaxado, manifestando o Eu fragmentado que há por dentro. O caminhar muitas vezes é uma marcha, e as relações do corpo são atípicas, pois muitas vezes o sujeito não tem preocupações com a própria higiene e se submete a relações e situações de não preservação do Eu. Os sujeitos psicóticos muitas vezes parecem alheios ao seu próprio corpo. Apesar disso, quando estão em surto muitas vezes sentem as questões que lhes atormentam invadindo este corpo. É a partir da discussão da relação do psicótico com o seu corpo que vamos discutir mais a fundo neste trabalho o potencial terapêutico do Esporte para o tratamento das psicoses.

ESPORTE E SUA INFLUENCIA NA VIDA DOS PACIENTES PSICOTICOS:

A atividade esportiva, seja ela qual for ou por quem for praticada, promove uma serie de sensações e reações do corpo que são agradáveis para quem o faz.Quando se fala em termos fisiológicos existe toda uma questão de liberação hormonal para o esportista que promove o bem estar ao longo do exercício e em seu termino mas, alem disso, existe todo um campo emocional e psicológico que vale a pena ser estudado.

Não podemos considerá-lo apenas como mais uma prática de saúde, de competição, e de movimentos. O esporte ramifica-se para outras diversas áreas de nossa sociedade. Assim, a primeira questão a ser pensada quando se incentiva, supervisiona ou pratica qualquer atividade esportiva é o objetivo pelo qual ela esta sendo realizada, ou seja,tem que se adaptar a dinâmica e a intervenção de acordo com os objetivos do praticante ou da equipe praticante, sejam eles competitivos ou de lazer, de auto-superação ou de busca por qualidade de vida, com fins educacionais ou de reabilitação .Dessa forma, o mediador do esporte ( seja ele psicólogo ou professor de educação física) não deve ater-se apenas aos conteúdos relacionados à técnica e tática de diferentes modalidades.

Correlacionando a afirmação de Mattos de que o esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades de crianças ao mesmo tempo, o estudo sobre a psicose permite entender como a relação entre essa patologia e o esporte pode ser de grande auxilio para o desenvolvimento de diversas modalidades capazes de promover um bem-estar de pacientes psicóticos.

Por si so, o esporte funciona como uma ferramenta para o desenvolvimento psicomotor e isso já seria importante para se trabalhar junto ao paciente de saúde mental.Mas,alem dos efeitos relaxantes ( “descansar” de delírios e alucinações por focar a atenção e pelo divertimento que auxilia a mente a desacelerar)e desses efeitos que influenciam no desenvolvimento da coordenação motora e da mobilidade das articulações, outros reflexos são possíveis de serem observados em pacientes psicoticos:

- inserção na cultura global : O esporte recebe uma atenção em todo o mundo,ter uma ligação com o esporte permite ter áreas de interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com