TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes

Seminário: Esportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Esporte I

O esporte é definido como meio de saúde para uma vida melhor, são atividades que podem mudar a vida de varias pessoas que praticam. O esporte é cultura que desde cedo é integrado nas escolas para o desenvolvimento mental, corporal e pessoal dos alunos, desenvolver habilidades que abranjam a capacidade de situar essa prática, perceber e analisar os valores que ela orienta os benefícios e os prejuízos através da pratica esportiva, como um fenômeno sócio cultural que envolve a pratica voluntaria de atividade predominante física não competitiva com finalidade recreativa ou profissional, além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para uma inclusão social.

O esporte na escola é simplesmente reproduzido no ambiente escolar com as características de rendimento, ou seja, identificação de talentos, em que o professor assume o papel de treinador e os alunos tornam-se seus atletas. É o passo em virtude do aprendizado nas aulas de Educação Física para os valores e virtudes coletivas sobre as individuais, solidariedade, respeito e compreensão para que o jogo aconteça, o esporte na escola é um meio de diversão para os alunos.

O esporte da escola é redimensionando e deixando de ser utilizado para tornar-se um meio para formação dos alunos, pois não é mais necessário utilizar as regras e códigos, o esporte da escola é o esporte de competição de tipo um inter-classe que são realizados entre salas da mesma escola.

A importância do esporte na escola para a formação de cidadão é a parte principal para o desenvolvimento das crianças e adolescentes que ensina lhe dar melhor com suas necessidades, desejos e expectativas que fazem desenvolver jovens com competências técnicas, sociais e comunicativa parte essenciais para o crescimento individual e social. O esporte é um campo aberto que explora novos sentidos, significados que permite explorar as diferentes situações, além de ampliar a integração social que funciona como um diferencial na formação do cidadão e na construção de uma sociedade mais saudável em todos os sentidos. Assim o esporte na escola mostra por meio dele ensina a conviver com a vitória e a derrota as crianças vencem por meio do seu próprio esforço pessoal.

Por tanto eu como professora é necessário que os professores de Educação Física diversifiquem os conteúdos e esportes trabalhados, objetivando que todos os alunos e alunas possam ter acesso a uma cultura esportiva cravada na alteridade e desmistificada de seu produto determinado apenas pela lógica de rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com