TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Psicanálise

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 3

Questões para estudo dirigido: recalcamento e pulsão

Glícia do Nascimento Oliveira

  1. Como Freud descobre a resistência?

Freud descobre a existência da resistência ao abandonar a hipnose, pedindo que os clientes tentassem recordar o fato traumático sem a utilização dessa técnica.

  1. Como ocorre o Recalcamento Primário?

O recalcamento primário ocorre ainda na infância, antes da linguagem ser estabelecida. O evento traumático é inscrito, mas ainda não é significado em seu período inicial.

  1. O que diferencia O Recalcamento Primário do Recalcamento Secundário?

O recalcamento primário é o momento em que o trauma é inscrito no aparelho, já o recalcamento secundário é considerado o recalcamento propriamente dito e ocorre após a formação da linguagem, podendo ser significado pelo aparelho psíquico.

  1. O que é o contra investimento do recalque primário?

O contra investimento é o único mecanismo do recalque primário, é uma defesa contra o excesso de excitação proveniente do exterior.

  1. Quais as formas que o retorno do recalcado pode tomar?

O retorno do recalcado pode assumir a forma de uma neurose de angústia, de uma histeria de conversão ou de uma neurose obsessiva.

  1. Sobre a Pulsão, explique:
  1.  Identifique as duas Teorias da Pulsão

1ª teoria: Pulsão do Eu x Pulsão sexual

2ª teoria: Pulsão de vida x Pulsão de morte

  1. O conceito

Freud considera o conceito de pulsão quase mitológico, por ser difícil de defini-la. Ela está entre o psíquico e o físico e é considerada o “representante psíquico dos estímulos que se originam dentro do organismo e alcançam a mente”.

  1. Os Representantes

Os dois representantes da pulsão são o Representante ideativo e o Afeto. O representante ideativo é o que constitui o conteúdo do inconsciente e o afeto é a expressão qualitativa da quantidade de energia pulsional.

  1. Os elementos que a compõe

A Fonte é o local de origem da pulsão, ou seja, seu local de excitação. A Pressão representa a força que impulsiona para que a pulsão possa se satisfazer. O Objeto é aquilo que é usado para satisfazer a pulsão (é variável) e o Objetivo sempre será a satisfação.

  1. O que Freud quer dizer quando afirma que “a pulsão se apoia no instinto”? O que diferencia pulsão de instinto?

O instinto é hereditário e fixo. Ele representa uma necessidade do organismo. Dizer que a pulsão se apoia no instinto significa que ela se apoia na função dele e surge após seu saciamento. Ela é considerada uma perversão do instinto e seu objeto de desejo é variável.

  1. Aponte Verdadeiro ou Falso. Justifique.

(  V  ) O recalcamento secundário se inicia quando a criança ingressa no mundo da linguagem.

É quando a criança ingressa no mundo da linguagem que as informações que foram inscritas no momento do recalcamento primário começarão a ser significados.

 (  F  ) O que é recalcado não são os representantes da pulsão, mas a própria pulsão em si.

        O objetivo do recalcamento é evitar o desprazer, enquanto a pulsão é a busca pelo prazer. Recalcar a pulsão seria o mesmo que causar desprazer, portanto, é o representante ideativo que é recalcado no lugar da pulsão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com