TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Métodos de Observação

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido II

  1. Com base no conteúdo da disciplina, cite pelo menos três pesquisas que utilizam/utilizaram métodos observacionais e explique-as.

  Pesquisa sobre obediência e autoridade de Milgran, onde ele simulava uma situação e observava o comportamento das pessoas que aceitavam participar da pesquisa. O desenvolvimento da Teoria de Pavlov sobre o Condicionamento Clássico, que baseou-se nas observações do comportamento do animal utilizado no experimento. Por fim, o Experimento do João Bobo de Bandura, estudos de padrões de comportamento associados com agressão.

  1. O que é um protocolo de observação?

  O protocolo de observação é a folha onde o observador registra os dados coletados na observação

  1. Quais as três principais informações que devem constar no protocolo de observação?

   É dividido em três conjuntos de observações:

  1. Identificação geral, contendo nome do observador e objetivo da observação.

  1. Identificação das condições, contendo data da observação (início/término), diagrama da situação, relato do ambiente físico, descrição do sujeito observado e relato do ambiente social.

  1. Registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais, técnica de registro     utilizada e registro propriamente dito.
  1. Quais são as condições em que a observação ocorre, que devem ser identificadas e registradas no protocolo de observação?

  As condições que o observador deve identificar são: quando ocorreu (dia e hora), para checar as probabilidades de um determinado comportamento somente ocorrer naquela determinada hora, por exemplo; Quem foi observado, informações relacionadas ao sujeito como um todo (sexo, idade, escolaridade); Terceiro aspecto a ser identificado é onde ocorreu a observação; descrição do ambiente físico e social.

  1. Diferencie relato e diagrama na identificação do ambiente físico e social.

  O relato é a descrição verbal do ambiente. Diagrama é a representação do ambiente através de um desenho esquemático e de legendas informativas (planta do local).

  1. Qual a importância do objetivo do estudo na identificação e registro das condições em que a observação ocorre?

   O objetivo determinará a quantidade de detalhes a serem descritos, porém, é importante conter o relato do ambiente físico, descrição do sujeito observado e o relato do ambiente social.

  1. Em que consiste a técnica de registro contínuo e qual seu uso mais frequente?

  Registro contínuo consiste em, dentro de um período ininterrupto de tempo de observação, registrar o que acontece na situação, obedecendo a sequência temporal em que os fatos se dão.

  1. Quais as quatro principais informações que devem constar no registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais?

  Os fatos registrados através da técnica de registro contínuo são: 1) a localização do sujeito; 2) sua postura e posição; 3) os eventos comportamentais; e 4) os eventos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com