TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso – Desafio da psicologia hospitalar

Por:   •  15/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Augusto Motta
Curso de psicologia

       

Louise Moraes, Mônica Melo, Liliane Souza.

                       

                   

Estudo de caso – Desafio da psicologia hospitalar

[pic 1]

                                                 

Rio de Janeiro

2017.2


1. Introdução

O presente estudo de caso refere-se á atividade desenvolvida durante o período de estágio supervisionado profissional I – hospitalar, em atendimento psicológico a pacientes hospitalizados na ala de internação do hospital municipal de Piedade no período de setembro a novembro. Sob a supervisão da professora Luciana Andrade, que desenvolveu diversas atividades que possibilitaram um amplo conhecimento por unir teoria e prática que será descrito.

O estudo de caso será direcionado pelas informações colhidas durante os atendimentos psicológicos que foram oferecidos ao paciente em questão.

  1. O estágio

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para os profissionais estarem preparados a enfrentar os desafios da profissão, contribuir com a aquisição de experiência e competências profissionais, refletir sobre as práticas e as aprendizagens no contato com a realidade, refletir sobre as práticas e a aprendizagem no contato com a realidade.

A atuação do Psicólogo no contexto hospitalar é de extrema importância para o paciente, familiares e a equipe medica.  Entendemos que seu olhar diferenciado leva ao tratamento da alma, prevenção de doenças futuras, permite ajudar o paciente a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento da hospitalização e faz o amparo emocional.

Os atendimentos aconteciam toda sexta feira pela manhã no hospital municipal de Piedade, onde as atividades eram realizadas em grupo, juntas, compartilhamos experiências profissionais enriquecedoras. Tivemos como objetivo identificar junto ao paciente e equipe médica informações que colaboraram para o entendimento da dificuldade apresentada pelo individuo hospitalizado e que permitiu a nós, propor intervenções.

Dessa forma avaliávamos o estado emocional do paciente e o impacto do adoecimento e da internação para tal.

2. Os desafios do psicólogo Hospitalar

 O Psicólogo hospitalar tem uma rotina árdua, e muita das vezes usa do mecanismo de defesa de racionalização para se refazer após os casos clínicos hospitalares.

Nem sempre o trabalho do Psicólogo hospitalar será fácil, há alguns preconceitos sobre a atuação do psicólogo, pelos médicos em contribuir com as informações do caso, pelo pacientes em achar que psicólogo “é coisa de doido” e familiares com receios diversos por falta de informações. É preciso ressaltar que o Psicólogo ao atuar nesta área deve estar ciente de suas tarefas e papel dentro da instituição, sabendo que o estudo é primordial sempre. A função do Psicólogo é ampla, nem sempre haverá um setting terapêutico sua atuação é sempre em movimento constante.

Um dos desafios do psicólogo hospitalar é seguir com o atendimento psicológico quando se há necessidade, pois a realidade é de muita instancia.

3. O caso clínico

3.1 O paciente

[pic 2]

              

De acordo com os relatos do paciente, o mesmo chegou ao hospital para realizar uma operação no coração, a partir dos exames feitos foi descoberto uma pneumonia, e então o enviaram para o CTI para monitoramento diário por conta da sua situação atual, onde aconteceu nosso primeiro atendimento, dia 20(vinte) de setembro de 2017, o mesmo se encontrava lúcido, e nos apresentou  sua aflição por perda de autonomia, o mesmo relatara que se mudou para outra cidade para ficar longe dos familiares e ficava agoniado por estar na situação de internação, pois dependia de seus familiares e estava se sentindo sem autonomia. De acordo com CALMON “A doença, hospitalização e tratamento ocasionam a perda do controle sobre o destino da pessoa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (339.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com