TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Desafios da administração do McDonald’s no Brasil

Por:   •  12/6/2018  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  2.269 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: Desafios da administração do McDonald’s no Brasil

1. Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do McDonald’s.

R: Teoria Geral da Administração.

2. Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica?

R: Os princípios identificados são a padronização de todos os serviços prestados em cada um dos estabelecimentos da organização, o processo de seleção dos trabalhadores e a especialização e aperfeiçoamento destes. Além da remuneração baseada em incentivos materiais.

A relação se baseia na forma eficaz de se treinar trabalhadores pouco qualificados e alcançar consideráveis ganhos de produtividade. Pode-se citar ainda a ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no nível operacional e a divisão das funções exercidas pelos trabalhadores.

3. Quais práticas motivacionais, inspiradas na escola comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais?

R: As práticas encontradas são estímulos financeiros, necessidades ligadas ao emocional do trabalhador, autorrealização e desenvolvimento pessoal através do conhecimento da empresa e treinamento, além de plano de carreira. Como resultado, promovem uma melhor eficiência organizacional pela motivação individual.

4. Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald’s? Cite algumas das contingências que influenciam a administração do McDonald’s no presente caso.

R: A teoria dos sistemas contribui ao oferecer um meio de interpretar e compreender a organização como um todo, na forma de um sistema unificado, formado pelos diferentes setores da organização interagindo entre si e que se relacionam com um objetivo comum de modo a otimizar os processos.

Algumas das contingências são o tamanho da organização, a internacionalização da empresa, a concorrência, tecnologia, as tarefas, o consumidor (seu gosto e renda pessoal) e as características próprias do ambiente interno.

5. Porque, atualmente, o McDonald’s oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens?

R: Isso ocorreu em resposta às pressões ambientais, a crescente concorrência representada por outras empresas que ofereciam cardápios mais variados e econômicos, além da preocupação com a boa alimentação, decorrente do fato dos consumidores terem se tornado mais conscientes a respeito da nutrição e de seus impactos na saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com