TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido - Saúde

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO I

CONTEÚDO: UNIDADE 1

QUESTÕES

  1. De que forma o conceito de saúde e o conceito de doença mudaram ao longo do tempo e como essas mudanças influenciaram a prática de cuidado da saúde ?

 O conceito de saúde – doença vem mudando ao longo do tempo, antes a doença estava relacionada a punição divina, maldição. Depois o corpo é visto como uma máquina... Daí vem o modelo biomédico que diz que o individuo é fragmentado mente e corpo, e que o individuo não tem responsabilidade sobre a doença, que ele é um ser puramente biológico. Na transição do modelo biomédico para o modelo psicossocial surgem as criticas, com isso surge a medica comportamental e da psicossomática. Nesse modelo a doença passa a ser reconhecida como causada por múltiplos fatores, o individuo é responsável e ativo e a mente e o corpo n são visto mais separadamente.

  1. Cite as três etapas históricas de mudanças no processo do adoecer.

A era das grandes epidemias, a etapa das doenças sociais infecciosas, e o período das doenças crônicas e acidentes.

  1. Como o período das doenças crônicas e acidentes influenciou na mudança teórica do modelo biomédico tradicional para o modelo biopsicossocial ?

As doenças crônicas e acidentes passam a ser vistas como doenças comportamentais e a prevenção de doenças pela a mudança de comportamento. Nesse caso o estilo de vida do paciente passa a ser discutido.

  1. Em que o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial se diferenciam? Cite características de cada modelo. 

No modelo biomédico o individuo parte da fragmentação (mente e corpo), e que o indivduo não é responsabilizado pela doença, a doença é algo externo a ele. Já o modelo biopsicossocial o individuo é responsável e ativo e a mente e o corpo n são visto separadamente.

  1. Defina Psicologia da Saúde.

É um conjunto de contribuições educacionais, cientistas e profissionais da psicologia para a saúde, visando a manutenção, promoção, prevenção  e tratamento de doenças na área de pesquisa e intervenção.

  1. Psicologia Hospitalar é uma denominação que só existe no Brasil. Pode-se dizer que Psicologia Hospitalar é sinônimo de Psicologia da Saúde? Por que? 

Não, pq assim, restringimos a psicologia da saúde pelo o local em que ela atende.

  1. Apresente uma definição de estresse e uma definição de enfrentamento. Como os dois se relacionam? 

Estresse está relacionado com o manejo das demandas externas e internas do individuo. O enfrentamento pode ocorrer

  1. De que forma o estresse pode contribuir para o desenvolvimento de doenças? Exemplifique. 

Abaixando o sistema imunológico, ou seja deixando-o vulnerável a doenças, como bebendo, fumando de mais, para amenizar o estresse ou a ansiedade.

  1. É possível alterar a forma pela qual um sujeito enfrenta situações estressantes? Por que? Sim, ajudando o sujeito a se ressignificar os padrões de comportamentos.
  2.  Explique a diferença entre estratégias de enfrentamento com foco no problema e com foco na emoção.

Foco no problema: a pessoa foca mais na solução desse problema (busca solução para esse problema)

Foco na emoção: a pessoa busca apoio em alguém ou em algo (família, igreja)

  1.  Qual a relação entre promoção de saúde e comportamento saudável? 

Promoção de saúde é o controlar da saúde em decorrência tendo um comportamento saudável, ou seja o comportamento saudável é o manter a saúde.

  1.  Defina resiliência.

É a capacidade de superação do indivíduo, em se encontrar numa situação difícil e consegue mudar a experiência, enxergando algo positivo.

  1. Defina adesão ao tratamento.

Participação ativa, quando o paciente também tem participação nesse processo, atenção do profissional da saúde para com o paciente, para que assim, o paciente tb tenha voz na consulta...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com