TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido psico higiene Bleger

Por:   •  6/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

UNICNEC

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PROCESSOS INSTITUCIONAIS

PROFESSORA ÂNGELA KUNZLER MOREIRA

NOME DO ALUNO: Isabella Machado Fraga

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O CAPÍTULO 3 – “O PSICÓLOGO NA COMUNIDADE” DO LIVRO DE JOSE BLEGER – “PSICO-HIGIENE E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL”

  1. Como os psicólogos devem deslocar a ênfase de sua atividade profissional?

Deve-se tratar de superar a organização de uma assistência individual e privada, dedicada fundamentalmente à cura, fazendo com que a ênfase ou o maior peso da atividade profissional dos mesmos recaia sobre a população (a comunidade) e não sobre indivíduos; promover bem-estar e não somente curar; não atender única, específica e predominantemente fatores patógenos a nível individual e sim situações mais gerais da comunidade, em lugar da doença há que se dirigir às condições correntes de vida; em lugar de criar mais instituições onde se atende exclusivamente gente doente, sair à comunidade e atender as situações cotidianas, as tarefas e atividades diárias e ordinárias que a população desenvolve.

  1. Dois objetivos da higiene mental requerem uma ampla participação do psicólogo, não só quanto ao psicodiagnóstico e à psicoterapia, como também...

Na difusão adequada de conhecimentos que alertem a comunidade para solicitar ajuda médica ou psicológica, combater os preconceitos da doença mental, tanto como atenção de todos os fatores psicológicos que intervêm no funcionamento das instituições assistenciais, dos grupos que a integram e das relações e tensões que entre eles se estabelecem e atenção dos fatores psicológicos implicados nas tarefas profissionais que se realizam.

  1. Um terceiro objetivo da higiene mental se refere a que?

Se refere à profilaxia ou à prevenção da doença.

  1. Como se define “psicoprofilaxia”?

Se deve definir como o emprego dos recursos psicológicos para prevenir as doenças.

  1.  Qual seria a quarta etapa histórica da higiene mental?

É a reabilitação, que consiste na ajuda psicológica ao sujeito curado ou curado com certo déficit, para que possa se re-situar na comunidade e se reintegrar na sua família, reduzindo o impacto dos fatores que desencadearam ou condicionaram sua doença ou que possam voltar a torná-lo doente.

  1. E a quinta etapa?

A quinta etapa está dada pela promoção da saúde e aqui é onde se sobrepõe em certa medida com a prevenção inespecífica, sem que possamos em muitos casos assinalar nitidamente os limites entre uma e outra. A promoção da saúde se inclui na denominação de prevenção positiva, de nominação que não cremos adequada porque implica fazer girar a saúde e todos os fenômenos humanos ao redor da medicina e da doença.

  1. Diferencie prevenção primária, secundária e terciária, segundo CAPLAN:

A primeira delas se refere a uma redução do risco da doença mental; a segunda, a uma redução da duração da doença tanto como ao diagnóstico precoce e ao tratamento efetivo; a prevenção terciária se refere a prevenir sequelas e déficit tanto como ao retorno ou re-adequação do sujeito curado (parcial ou totalmente) à comunidade.

  1. Descreva o gráfico de Blain:

O gráfico de Blain mostra uma classificação da população e das unidades institucionais em relação com a planificação no campo da saúde mental. O texto diz que, os esforços da prevenção primaria se aplicam nas zonas I,II e III, enquanto a secundaria se aplica na zona IV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com