TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de estudo dirigido: Segundo Bleger

Por:   •  29/2/2016  •  Dissertação  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  2.372 Visualizações

Página 1 de 11

2° Roteiro de estudo dirigido: Segundo Bleger (1.998), responda:

1)Como é definida a entrevista?

R: A entrevista é um instrumento fundamental do método clínico, é uma técnica de investigação científica em psicologia, tem seus procedimentos ou regras empíricas, com os quais se amplia , verifica e se aplica o conhecimento científico. A técnica é o ponto de interação entre a ciência e as necessidades práticas.

2) Quais as considerações sobre a entrevista realizada por um psicólogo?

R: Uma das considerações é o das regras ou indicações práticas sobre suas execução e o outro é a psicologia da entrevista psicológica que fundamenta as primeiras. Inserimos a técnica e a teoria da técnica da entrevista psicológica.

3)Quais os tipos fundamentais de entrevistas?

R: Segundo Bleger a entrevista pode ser aberta ou fechada. Na aberta quando o entrevistador tem liberdade para realizar perguntas e fazer intervenções, possibilitando uma investigação mais ampla da personalidade do entrevistado. Na entrevista fechada as perguntas devem seguir rigorosamente uma ordem e permite uma melhor comparação de dados e vantagem de sistematização .

4)Qual é o papel do psicólogo na entrevista?

R: A entrevista identifica ou faz coexistir no psicólogo as funções de investigador e de profissional, busca objetivos psicológicos através da investigação, diagnóstico, terapia, seguindo as regras para entrevista bem como o estudo psicológico desta.

5) O que a entrevista aberta possibilita?

R: Na entrevista aberta o psicólogo tem liberdade para fazer as perguntas e para suas intervenções ,desde de que esta flexibilidade seja na medida do possível para permitir que o entrevistado configure o campo da entrevista segundo sua particularidade psicológica.

6) Como podem ser realizadas as entrevistas?

R: As entrevistas podem ser individuais ou grupais. Lembrando que a entrevista é sempre um fenômeno grupal, pois observamos questões dinâmicas de um grupo

7) Como se diferenciam as entrevistas segundo o beneficiário?

R: As entrevistas se diferenciam da seguinte forma: a) a entrevista que se realiza em benefício do entrevistado (consulta psicológica ou psiquiátrica); b) a entrevista tem como objetivo a pesquisa e o importante são os resultados científicos da mesma; c) entrevista que se realiza para um terceiro (instituição). Possuem varáveis distintas e a grande diferença é que com exceção do primeiro tipo de entrevista os outros dois necessitam que o entrevistador estimule o interesse e a participação dos entrevistados.

8) Quais são as diferenças entre entrevista, consulta e anamnese?

R: A consulta é uma solicitação de assistência técnica ou profissional que pode ser prestada de diversas formas (a entrevista e a anamnese são procedimentos realizados para atender à consulta); a entrevista psicológica tem como objetivo o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo; a anamnese é uma compilação de dados pré - estabelecidos que permite obter uma síntese da situação presente como da história de um indivíduo, sua saúde ou doença (levantamento de dados detalhados).

9) Quais as regras para a realização de entrevistas?

R: A regra básica não consiste em obter dados completos da vida total de uma pessoa, mas conseguir dados completos de seu comportamento total no decorrer da entrevista.

10) Quais as teorias que influenciaram na técnica da entrevista? Como Bleger define a entrevista?

R: A técnica da entrevista sofre influência de três teorias: psicanálise: inconsciente, transferência, contra – transferência, repressão, resistência, projeção introjeção entre outros; Gestalt, a entrevista é vista como um todo incluindo o comportamento do entrevistador e o Behaviorismo, observação do comportamento em condições controladas ou conhecidas. Para Bleger na entrevista o campo a ser configurado depende das variáveis que dependem do entrevistado. O entrevistador controla, mas quem dirige é o entrevistado.

11) Por que o autor recomenda não aprofundar- se na entrevista?

R: Porque nenhuma entrevista consegue esgotar a personalidade do entrevistado, apenas uma parte dela e não substitui outros procedimentos de investigação.

12) Como se deve fazer o enquadramento?

R: O enquadramento é uma espécie de padronização da situação de estímulo que oferecemos ao indivíduo, informamos o objetivo, local de realização, duração, etc.; caso haja mudanças no enquadre devemos considerar a variável.

13) Como o autor sugere o estudo detalhado da entrevista?

R: O autor sugere estudar a entrevista da seguinte maneira: entrevistador (atitude,dissociação,instrumental,contra-transferência,identificação); entrevistado(transferência, estruturas do comportamento, ansiedade, defesas);relação interpessoal entre os participantes(projeção, introjeção, identificação). O papel do psicólogo não é julgar, mas verificar os graus ou fenômenos da personalidade, o que não pode ser dado é obtido pelo comportamento não verbal.

14) Quais são as concordâncias e divergências entre entrevista e anamnese?

R: Na anamnese entende-se que o paciente conhece sua vida e é capaz de fornecer dados sobre a mesma. Na entrevista existe a hipótese de que cada um tem organizada a história de sua vida e um esquema de seu presente e a partir daí temos que captar o que ele não sabe.

15) O que pode emergir na entrevista?

R: As informações que não são dadas explicitamente pelos pacientes afloram através do comportamento não verbal, que podem informar em graus diversos de coincidência ou contradição com o que manifesta de maneira verbal e consciente.

16) O que o autor cita como dados contraditórios e como devem ser avaliados?

R: As lacunas, dissociações e contradições faz com que alguns pesquisadores acreditem que a entrevista não deve ser muito confiável. As dissociações e as contradições são da própria personalidade, elas serão trabalhadas de acordo com a intensidade e com a tolerância do entrevistado em relação à angústia. Não necessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com