TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido do filme Preciosa

Por:   •  19/5/2018  •  Abstract  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido acerca do filme “Preciosa”

1. Qual a ideia central do filme?

O filme tem como ideia central mostrar a realidade de Claireece Preciosa Jones, uma jovem de 16 anos que está grávida pela segunda vez e vem vivenciado um ambiente abusivo onde enfrenta situações de violência física, violência sexual e violência psicológica, além de lidar com a negligência, pobreza, racismo, gordofobia e dificuldade de aprendizagem. Preciosa tem acompanhamento de uma Assistente Social devido a um auxílio que recebe, e ao ser encaminhada para uma escola alternativa conhece a professora Blu Rain que se torna parte essencial para a evolução da protagonista que através dos estudos passa a enxergar um futuro e a lutar por ele.

2. Qual a sua análise sobre a atuação da Assistente Social?

A atuação da Assistente Social mostrada no filme é limitada e até ineficiente, a própria protagonista se vê descrente do que a Assistente Social possa fazer por ela. Apresenta uma ação um pouco técnica e burocrática, visando se certificar do cumprimento das exigências para recebimento do auxilio sem um olhar realmente crítico, investigativo e interventivo.

Ao roubar seu arquivo, Preciosa descobre que a Assistente Social quer que ela trabalhe, enquanto o estudo tem se mostrado essencial para o crescimento da personagem. E ao ficar desabrigada devido a situação de violência, é sua professora que a auxilia.

3. Em que medida existe similaridade com a particularidade brasileira?

Em termos de atendimento do Serviço Social, o filme mostra de similaridade como muitas vezes as políticas sociais de redistribuição de renda são ineficientes, pois apesar do auxílio recebido muitos aspectos da vida de Preciosa ainda são negligenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com