TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido sobre o período antropocêntrico

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Elaine Resende Fonseca

Sala: 1 psicologia 2

Estudo dirigido sobre período antropocêntrico, teocêntrico e idade moderna e contemporânea

  1. Quais as principais contribuições do período antropocêntrico e o teocêntrico?

R: O antropocentrismo ,os filósofos renascentistas exploravam suas próprias mentes, buscando problematizar a realidade ao máximo. Outra característica deles foi a valorização da ciência, que viu no renascimento a oportunidade de começar a se desenvolver em grandes passos, já que os renascentistas defendiam-na, juntamente com a razão. Para eles, tudo poderia ser explicado pela razão e/ou pela ciência. Além da ciência, a arte e a literatura também ganharam notoriedade, já que o Renascimento valorizava as evoluções das mesmas.

Teocentrismo Medieval representou a relação entre o divino (religião) e os cidadãos do medievo, ou seja, a existência de uma única verdade, inspirada em Cristo e nos preceitos da Bíblia. Foi dessa maneira, refutando ideias científicas e empiristas, que a religião e consequentemente Deus, permaneceu durante séculos como a figura central e salvadora, presente na mentalidade da população, bem como nos aspectos sociais, políticas, culturais e econômicos da época.

  1. Qual visão de homem predominava no período antropocêntrico?

R: Ideia onde se defende que o homem deve estar no centro das ações, da cultura, da história e da filosofia – o homem como o centro dos cosmos.

  1. Quais etapas compreendem o período teocêntrico e quais seus principais representantes ?

R: Patrística, com o seu maior representante Santo Agostinho, defendia que o homem vivia para atender única e exclusivamente os desígnios de Deus, aqueles que não seguiam eram tidos como hereges e ficavam sujeitos aos julgamentos e condenações, para ele a existência vinha a partir de uma matéria completa com potencial para desenvolver a vida,

Escolástica, defendia que os cristãos deveriam se dedicar a leitura para adquirirem conhecimento a respeito das coisas sagradas. Baseando-se nos ensinamentos de Aristóteles, onde a fé e a razão se complementavam, sem perder o foco religioso, considerado o Dr. Angelical, São Tomas de Aquino viveu para orientar os cristãos da época de modo que a razão não se dissociasse da fé.

  1. Como Comte contribuiu para o advento da psicologia cientifica?

R: Auguste Comte, negavam a possibilidade de estudar a mente em termos científicos. Segundo Comte, o único conhecimento válido é o que tem natureza social e é  objetivamente observável. Esses critérios levaram ao abandono da introspecção, que depende da consciência individual privada e não pode ser objetivamente observada. Comte fez um vigoroso protesto contra o mentalismo e a metodologia subjetiva

A Psicologia não teria lugar entre  as ciências pois, para            estudar o homem, já existiam  a sociologia e fisiologia para responder às questões  sobre o homem.

Os objetos positivos para Comte são aqueles que se a presentam diretam ente aos nossos órgãos de sentido, em oposição às abstrações metafísicas da tradição filosófica.

Comte entendia que toda a ciência tem os mesmos métodos de estudo: a observação e a experimentação

O objetivo de toda ciência positivista é a previsão e o controle sobres eu objeto, além  de geração de tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com