TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etologia - Exemplo do Apego

Por:   •  19/10/2016  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de leitura – Etologia.

Psicologia- Noite – Faculdade Boa Viagem

        A etologia tem como objetivo estudar os comportamentos inatos das diversas espécies em seu ambiente natural, visando reconhecer as causas de tais comportamentos, seu desenvolvimento no individuo, sua função, que na maioria das vezes  tinha valor de sobrevivência, e quais mudanças o desenvolvimento desses comportamentos traziam na evolução da espécie do individuo.
             Uma das principais causas determinantes sobre os comportamentos são as mudanças ocorridas no meio onde o objeto de estudo está inserido, sejam essas mudanças sociais, ecológicas, entre outras. Esses fatores formam os indivíduos e são formados pelos indivíduos.  Um exemplo desse processo são os Hominídeos, pois devido as alterações ambientais, passaram por mudanças biológicas para adequar-se ao novo ambiente; como é o caso da marcha bípede, oponibilidade do polegar e outros; tudo de extremo valor na sobrevivência do mesmo.
              A principal mudança ocorrida foi a já referida, marcha bípede que trouxe consigo o desenvolvimento do afeto, pois devido a mudança na postura do Hominídeo, houve alterações biológicas que mudaram a forma de reprodução dos seres existentes fazendo com que diminuísse o tempo da gestação prevista na época, resultando em partos prematuros devido as alterações biológicas do ser materno que o fizeram não suportar mais o nascimento se permanecesse o mesmo período gestacional. Como todo prematuro, eram mais indefesos que antes e necessitavam de mais cuidados e por um tempo ainda mais prolongado, o que gerou uma aproximação, antes inexistente; embora a princípio essa proteção e cuidado prolongado acontecessem como forma de proteção para garantir a permanência da espécie, já que o recém-nascido, além do mais prematuro, não estava pronto para enfrentar o mundo. Os cuidados contínuos por conta da fragilidade do novo ser aproximou-lhe de seu cuidador; essa segurança gerou o apego, que por sua vez, gerou o vinculo afetivo.
        Esse novo comportamento baseado no vínculo afetivo decorrente do apego que foi desenvolvido por segurança e valor existencial, nos remete a ideia que os fatores formam um comportamento, geram um individuo e são gerados por eles.
        Entre os benefícios que o vinculo afetivo proporciona, estão as novas formas de interações; interações mais saudáveis que ajudam no desenvolvimento do individuo e contribuem para um ambiente mais saudável para sua vivência e reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com