TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao cientifica

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

NEUTRALIDADE EM QUESTÃO

Guattari e Roenik: Não entendemos o sujeito e o objeto da pesquisa como essenciais fixas e estruturadas, mas sim que a conscientização do sujeito se produza como efeito de construções sociais (relações com o mundo e com suas apreensões da experiência de existir). Produção de subjetividade nada mais é que a produção de modos de relação consigo mesmo e com o mundo (produção da forma de pensar, agir).

O sujeito não existe como essência, mas sim como processos (desejar, sentir, escolher, experimentar) ... Cada sujeito possui sua singularidade ainda que de forma comum a outros pelas produções culturais e sociais das quais faz parte.

Castrup: esse campo de subjetividade é indispensável a existência do sujeito, ele se produz permanentemente.

Castrup e Barros: (os fenômenos de produção da subjetividade possui como característica o movimento, a transformação, a processualidade).

Dessa forma não há neutralidade do pesquisador, já que somente há escolhas feitas por ele com relação ao objeto de estudo e o método de pesquisa.

Quando o pesquisador recebe uma encomenda de estudos, os meios que ele aposta, como as produções, estão associadas a seus afetos, tensões, desejos.

O pesquisador - campo se constitui em relação em processos de invenção de si mesmo e do mundo.

Apostamos que a fusão pesquisador-campo não remete a falhas ou a um problema a ser resolvido, ao contrário essa fusão pode ser transformada em potência.

O pesquisador precisa coloca em analise suas aversões com o processo de pesquisa.

Bacca, Pey e Sá (2004): Os pesquisadores não são neutros mas sim sujeitos mergulhados no mundo atravessados por sua história e seu presente, e envolvidos (ou não) com os efeitos de sua produção de conhecimento no mundo.

ERRO E ERRÂNCIA COMO EFEITOS

Os dispositivos produzem efeitos que vão além de previsões, mesmo sendo uma estratégia, aqui e ali, novas formas e forças se engendram, efeitos esperados e inesperados passam a se relacionar com a estratégia do dispositivo, e através de associações e contradições, exigem sua reconfiguração.

Apostando em dispositivos como potência para fazer ver e falar forças que operam na invisibilidade do campo de pesquisa, concluímos que trabalhar a imprevisibilidade do acontecimento é um ponto interessante para dar continuidade à nossa questão.

A ciência moderna considerou erro como aquilo que deveria ser corrigido, superado, excluído, uma vez que o conhecimento se dá a partir de categorias previamente estabelecidas.

O erro é visto como positividade, como sinônimo de errância.

Na errância a inventividade constitui a produção de normas temporárias, instáveis e locais. Erro e errância são aqui analisados como efeitos do ato pesquisar devido à aposta de sua potência na produção de devir-nomadismo-invenção (Moraes, 2003)

O erro entendido como errância está em conexão com uma pratica hibrida, que ultrapassa limites por todos os lados.

Como define Deleuze em Diferença e Repetição, a errância sugere potência de pensamento, do ser,’’ por ser sem cerca nem medida..., ultrapassa limites, indo até o extremo daquilo que pode, seja qual for o grau.’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com