TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Diário de campo

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  45.815 Visualizações

Página 1 de 11

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

da Bahia

 

 

Discente: Renan Mascarenhas Queiroz

 

Dias de observação: 08,09 e 10 de junho de 2015

 

Trabalho realizado para a disciplina

 

Psicologia Aplicada ao Trabalho

 

Esse diário de campo foi realizado no período em que estagiei em uma empresa na Pituba, a FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e a Extensão), em um setor de desenvolvimento, que é a responsável pelo suporte a códigos que sustentam o site SAPRO. Eu entrei nesta empresa por intermédio do meu orientador Antonio Carlos dos Santos Souza, no qual sou muito grato, pois lá, adquiri bastante conhecimento para a minha área de atuação.

 

 

Campus Salvador

2015

Apresentação

 

             Sou estudante do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) desde abril de 2014. Atualmente sou graduando no curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), considerado de nível tecnólogo superior. Participo do grupo de pesquisa LABRASOFT, o projeto no qual participo é voltado para computação gráfica, mas existem outros voltados para desenvolvimento de jogos, realidade aumentada, gerenciamento de projetos e outras áreas específicas de tecnologia.

                

O relato deste diário de campo refere-se a três dias em que eu estava no estágio, no grupo de pesquisa e durante o período da faculdade, compreendendo reuniões, aulas, grupos de estudo etc.

 

 

Primeiro dia – 08/06/2015

 

                Começo o meu dia no estágio hoje, segunda-feira 08/06/2015, como mais um dia comum, cumprimentei a todos do setor de desenvolvimento e de suporte que fica em uma sala ao lado. Bati meu ponto de entrada e comecei as minhas atividades, pois, no ambiente de desenvolvimento, não podemos ficar conversando, mas podemos consultar uns aos outros para nos ajudar em qualquer dificuldade.

 

                Sou um dos mais novatos na empresa, logo, sempre pedia ajuda a alguém do setor, principalmente a Verônica, que com certeza é uma das que mais me ajuda em minhas atividades, por isso sou muito grato a ela também, pois, muito do que aprendi lá, foi graças a ela.

 

                Neste setor marcamos reuniões diárias ao final do expediente pela manhã, para saber como cada um do está indo em suas atividades, são 9 pessoas no total, Eliakin, Caio, Bruno, Rodrigo, Verônica, Igor, Felipe, Leo e eu. Logo após, bato o meu ponto de saída e termino minhas atividades por hoje na empresa. Chega o horário de almoço, vamos todos almoçar juntos, aí sim, podemos bater papos descontraídos, logo depois vou para o IFBA e lá começo as minhas atividades no grupo de pesquisa.

 

                Chegando ao grupo de pesquisa, cumprimento Gabriela, Amilton e Paulo, pois era o que estavam no momento em que cheguei, mas não são todos os participantes do grupo, são mais ou menos, 15 pessoas. Sem perder muito tempo, vou logo assinando a lista de presença e começo as minhas atividades referentes à minha pesquisa voltada para a computação gráfica.

 

                   Terminando meu expediente na pesquisa ainda me resta um tempo ocioso antes de começar as aulas do curso, nesse tempo, eu procuro ouvir alguma musica para tirar o estresse do dia a dia, mas hoje, não ouvi nada, me encontrei no corredor do IFBA com Felipe, o mesmo que trabalha lá na empresa em que estagio. Eu e Felipe ficamos resenhando bastante, e em uma de nossas conversas, ele me contou algo que me surpreendeu, pois, ele me contou um caso de assédio moral, que ele sofreu em uma outra empresa, não falarei nada em respeito ao mesmo, mas até hoje não tinha ouvido nada parecido.

 

                Enfim, terminamos de conversar, pois já tinha chegado o horário das aulas no curso, nesse período tive aula de Arquitetura de Computadores e Software Básico e aula de Estrutura de Dados, as aulas foram boas, não teve prova ou apresentação neste dia neste dia.    

   

Notas do dia: Na reunião diária no setor, notei que todos estavam indo bem em suas atividades, notei também que somos uma equipe bastante unida e que nos identificamos com o que fazemos lá na empresa.

 

                No grupo de pesquisa as pessoas também são bastante unidas, sempre quando temos tempo, vamos fazer algum lanche e conversamos sobre vários assuntos.

 

                Enfim, notei também que depois da conversa que tive com Felipe, percebi outro lado da minha área que não tinha visto.

                

 

Segundo dia – 09/06/2015

        Começo o meu dia no estágio hoje, terça-feira 09/06/2015, teoricamente seria mais um dia comum, mas não foi. Bati meu ponto de entrada como de costume e comecei as minhas atividades, até que durante o meu período de expediente o meu orientador me manda uma mensagem informando que amanhã queria conversar comigo, sobre meu rendimento na empresa.

Neste período, já tinha quase concluído o período de três meses na empresa, que era o meu contrato inicial de rendimento e pelas reuniões diárias anteriores, eu não estava rendendo o esperado pela empresa, então já sabia que a conversa que poderíamos ter seria sobre a minha saída da empresa, mas mesmo com este pensamento, continuei as minhas atividades normalmente até bater meu ponto de saída.

Durante o almoço conversei com o pessoal sobre muitas coisas como de costume e fui para o IFBA, continuar a minha rotina de pesquisa, conversei com Gabriela, já que ainda não tinha começado o meu período de pesquisa. Entre nossas conversas o que me chamou a atenção foi o fato de que ela me expôs o seu ponto de vista como mulher, está em uma área em que a maioria dos profissionais são homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com