TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de Psicologia

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  3.410 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UNAI- FACISA

        GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

ATIVIDADE

Drielly Ap. Jacob da Silva

                                                                                Proff: Arthur

UNAI

2016

     [pic 2]           DRIELLY AP. JACOB DA SILVA

ATIVIDADE

Trabalho apresentado como co-requisito para a Conclusão da disciplina de Psicologia Ciência e Profissão junto ao curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Unai.

Disciplina :

Psicologia, Ciência e Profissão

Professora:

Renata

UNAI-MG

2016

ATIVIDADES

  1. No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?

Wundt falava que não se pode prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, e se caso consigamos, somos enganados pelos resultados que se mostram. Apesar de poder fazer duas coisas ao mesmo tempo, nunca obtemos um resultado esperado. Sempre somos enganados, pois o cérebro e capaz de obter resultados esperados a partir do momento que a mente trabalha com uma só ação.

  1. Por que Wundt é considerado o fundador da nova psicologia e não Fechner?

Fechner propôs as ideias, mas Wuntd fez questão de elaborar, organizar, publicar, divulgar e promover as ideias postas por Fechner;

  1. Qual a diferença entre “Fundação” e  “Criação”  de uma ciência?

A fundação é o ato de estabelecer, é quando pegamos a teoria e a transformamos construindo uma instituição. Já á criação é quando tiramos do nada, criando uma teoria.

  1. Defina a Psicologia Cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da Psicologia?

A psicologia cultural é o estudo da maneira pela qual as tradições culturais e práticas sociais regulam, expressam, transformam e permutam a psique humana. A psicologia cultural tratou várias etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nas artes, nos mitos nos costumes sociais, na lei e na moral, ela dividiu a nova ciência em duas partes a experimental e a social. As funções mentais mais por meio de métodos de laboratório. Os processos mentais superiores, como aprendizagem e a memória, não podiam ser investigados pela experimentação cientifica por serem condicionados pela língua e por outros aspectos culturais.

  1. Por que a psicologia cultural teve pouco impacto nos Estados Unidos?

Por que estava surgindo uma nova psicologia, nos Estados Unidos, com  uma abordagem um pouco distinta da de Wundt. Os psicólogos americanos passaram a confiar nas próprias ideias e nas instituições educacionais e não sentiam mais tanta vontade de voltar a atenção para o acontecimento Europeu.

  1. Descreva a diferença entre os trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia de Wundt? Descreva o conceito de voluntarismo.

Ao contrário dos empiristas britânicos, o fisiologista não enfatizava os elementos em si, mais o processo de organizar ou sintetizar, esses elementos. A consciência era ativa e deveriam ser estudadas suas estruturas isoladamente, para fornecimento do inicio dos processos da mente. Sem os elementos, nada haveria para a mente organizar. Voluntarismo é a ideia de que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamento de nível mais elevado.

           

  1. Quais os elementos da consciência? Qual o papel desses elementos na vida mental?

As sensações e os sentimentos. As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e esta informação é enviada ao cérebro, pode ser classificado pela intensidade, duração e modalidade do sentido. O sentimento é o componente subjetivo da sensação, assim uma sensação pode ser acompanhada de um sentimento de alegria ou tristeza, por exemplo, as cores( sensações visuais).

  1. Aponte a diferença entre experiência mediata e imediata.

A experiência mediata proporciona ao individuo as informações ou conhecimento relacionado com algo além dos elementos de uma experiência. A experiência mediata é equilibrada pela interpretação.

  1. Descreva a metodologia e as regras da introspecção adotada por Wundt. Ele defendia a introspecção quantitativa ou qualitativa? Por quê?

A metodologia usada por Wundt era a da introspecção, mas de uma forma modificada, seus sujeitos eram treinados em auto-observação, que o mesmo chamava de percepção interna. As regras eram as seguintes:

Os observadores devem ser capazes de determinar  quando o processo será introduzido.

Os observadores devem estar em estado de prontidão e alerta.

Deve haver condições adequadas para se repetir várias vezes a observação.

Deve haver condições adequadas para se variar as situações experimentais quanto a manipulação controlada do estimulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com