TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  17/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

ANDREZA BARBOSA TRINDADE

Belém, Outubro de 2013.

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Professora: Virgínio

Aluna: Andreza Barbosa Trindade

Nº de matrícula: 11035005001.

1)- Comente sobre os pressupostos básicos do Behaviorismo.

R- O Behaviorismo é uma filosofia humanista, surgida em 1913, tendo Watson como percussor. O método propunha a substituição da consciência pelo comportamento enquanto objeto de estudo. Posteriormente Skinner propõe o Behaviorismo Radical que considera os seres humanos como pessoas que interagem com o seu meio afetando-o e sendo afetado por ele e não como máquina que simplesmente respondem a estímulos, compreendendo uma nova concepção a analise do comportamento.

2)- Comente a distinção entre operante e respondente

R- Destinguem-se pelos tipos específicos de estímulos que cada um produz, sendo que um é pareado ao autor. O condicionamento respondente diz respeito aos estímulos eliciadores que são comportamentos típicos da espécie (naturais biologicamente) e são representados por E => R. Já no operante as respostas não são eliciadas, mas emitidas, o organismo aprende em função de sua historia, que o responder diante de certo conjunto de condições tem certa probabilidade de ser seguido por uma consequência especifica.

3)- O que é reforçador e reforçamento?

R- Reforçador seria dentro desta perspectiva o agente responsável pelo estímulo a uma ação, já o reforçamento seria a inibição como consequência relativa à apresentação ou retirada de um estímulo, ocorrendo um procedimento de reforçamento positivo ou negativo.

4)- o que vem a ser um esquema de reforçamento?

R- É o modo pelo qual a ocorrência de um reforço é programado. Este é utilizado de duas maneiras: reforçamento contínuo e reforçamento intermitente. No primeiro todas as respostas são seguidas de um reforço, já na segunda esse evento não ocorre com mesma frequência.

5)- Comente sobre punição e extinção

R- A punição é consequência que ocorre tanto de forma positiva como negativa, ocasionando uma redução na frequência de respostas.

Já a extinção corresponde a um reforçamento diferencial onde toda e qualquer possibilidade de fuga proposta é eliminada, ou seja, extinta.

6)- Comente sobre generalização e discriminação

R- A generalização ocorre quando o individuo responde de forma igual ou semelhante frente a estímulos diferentes. Já a discriminação se dá quando o individuo responde de forma diferente a estímulos diferentes. Ambas se enquadram no controle de estímulos que é parte da análise comportamental.

7)- Comente sobre a AEC para educação.

Uma das questões mais importantes a AEC é a questão da clareza na especificação de objetivos comportamentais, que levou a uma nova perspectiva a educação e as pesquisas referentes a analise do comportamento. No início das pesquisas houve entraves quanto à proposta apresentadas devido à má compreensão das razões para essa prática, o que levou a um descrédito ao procedimento. Devido essa interpretação equivocada da prática a AEC não é muito bem vista, no entanto continua presente e atuante nas pesquisa em educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com