TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE PSICOLOGIA NO TRÂNSITO .

Por:   •  2/4/2022  •  Monografia  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 8

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PSICOLOGIA NO TRÂNSITO

.

Maria Karolina Costa Leocádio

SÃO PAULO

2022

2022

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta, fonte e cor vermelha”.

RESUMO- As pesquisas relacionadas ao trânsito vêm crescendo significativamente, no entanto, pouca atenção tem sido dada à avaliação da atenção e estresse de motoristas infratores e não infratores. Este trabalho, pode ser descrito como uma comparação quantitativa e descritiva, teve como objetivo determinar o perfil sociodemográfico desses motoristas, além de determinar os níveis de estresse e atenção para subsidiar ações educativas de prevenção e segurança no trânsito. O modelo de trânsito proposto por Rozestraten é utilizado como referencial teórico e, para o estresse, o modelo de Lipp é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, que enfatiza a resposta do organismo aos estímulos mediados pela explicação que lhe é dada. Para a coleta de dados, além do questionário sociodemográfico, foram aplicados o Inventário de Sintomas de Estresse Adulto de Lipp (ISSL-2000), Teste de Concentração de SusyIn Cambraia e Teste de Percepção de Situação de Trânsito de Rozestraten em Campo Grande, Mississippi. Uma amostra de 213 motoristas é caracterizada é dividida em quatro grupos: 77 envolvidos em acidentes e infrações, 30 envolvidos em acidentes, mas não infratores, 62 sem acidentes e infratores e 44 sem acidentes e não infratores

PALAVRAS-CHAVE: Cognitivo - comportamental - Sociodemográfico – Infratores

INTRODUÇÃO

        Nos tempos modernos, devido ao problema dos acidentes de trânsito, é necessária uma legislação de trânsito mais rigorosa para regular a ordem do trânsito e determinar as regras de direção segura. A convivência de pessoas nas vias públicas envolve uma série de fatores que, se não levados em conta, podem tornar o trânsito violento e propenso a acidentes. A infração é um desses fatores, considerando que pode preceder um acidente de trânsito ou conflito.

       O problema do trânsito nas grandes cidades brasileiras é complicado principalmente por seus aspectos sociais, que incluem cenas de violência e luta pela sobrevivência, onde a impunidade e a tragédia dos acidentes são características perigosas na circulação humana. Em 1997, o número nacional de mortos em acidentes de trânsito ultrapassou 30.000 e o número de feridos foi de aproximadamente 26.000. Isso foi registrado pela Agência Nacional de Transportes (DENATRAN) (Associação Nacional de Transporte Público, 2006). Rodrigues (1999) afirma que 4% dos acidentes são devidos a defeitos do veículo, 6% são devido a condições imperfeitas das estradas e 90% são devidos a causas humanas.

      O principal impulsionador desses índices é o próprio motorista, que às vezes está estressado e com problemas de atenção, tende a infringir as regras de trânsito ou se envolver em acidentes. Um dos fatores de risco mais importantes no trânsito é a atenção. Mais de 40% dos acidentes de trânsito são causados ​​por desatenção. Dada a relevância dos fatores humanos neste problema urbano, investigar a atenção e o estresse de motoristas com e/ou sem infrações e acidentes, fortalecer o desempenho psicológico relacionado ao trânsito a partir de uma perspectiva voltada para a prevenção e contribuir por meio de pesquisas consistentes com uma mobilidade humana mais segura, é nessa perspectiva que há interesse em investigar como esses motoristas percebem, validar a atenção durante as fases de aquisição e processamento da informação e identificar a prevalência de estresse.

    A psicologia tem um importante compromisso social com a mobilidade humana, principalmente no campo da pesquisa em transporte, que pode subsidiar ações preventivas e educativas ao fornecer dados científicos para evitar estratégias de enfrentamento improvisadas frente a esse problema, que já é visto como um problema de saúde pública.  Pesquisas são necessárias para entender melhor quem está envolvido neste problema

      Neste estudo, alguns aspectos importantes sobre o fator humano serão discutidos, principalmente a atenção validada pelo Teste de Atenção Concentrada de Suzy Cambraia. Atenção, detecção, discriminação, normas de memória e aplicação das regras de trânsito são validadas por testes fotográficos da percepção de Rozestraten sobre as situações de trânsito e a prevalência de sinais e sintomas psicológicos e físicos vivenciados pelos motoristas para investigar o estresse. A partir desses aspectos da pesquisa, nós como psicólogos do trânsito, além de divulgar a pesquisa psicológica agregando mais pesquisas científicas, também podemos promover o desenvolvimento de pesquisas na área, fortalecer e ampliar a presença de profissionais mais qualificados no mercado de trabalho.  O foco é o transporte nos programas de pós-graduação da UCDB.

    O objetivo principal é verificar o nível de concentração e os sinais e sintomas de estresse em motoristas com e/ou sem infrações e acidentes. Buscaremos verificar se existe uma relação positiva entre estresse e desatenção, e se essas condições favorecem um maior envolvimento do motorista em acidentes. Considerando que a condução exige que o condutor tenha as capacidades de percepção corretas que lhe permitem captar o que se passa à sua volta e identificar e diferenciar estímulos importantes, esta análise ajuda a obter mais dados sobre o estilo de percepção e estado emocional do condutor para definir o que deve Resolvido condições ou problemas de trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (296 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com