TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Monitoria Apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  2.721 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE PSICOLOGIA

MILENA CRISTINA LEITE

RELATÓRIO DE MONITORIA

São Luís

2016

MILENA CRISTINA LEITE

        

RELATÓRIO DE MONITORIA

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, para demonstrar as atividades de Monitoria desenvolvida no Serviço de Psicologia Aplicada “Professor João Cabral” sob a supervisão da Professora Doutora Ilara Reis Nogueira da Cruz.

São Luís

2016


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO2
  2. DESENVOLVIMENTO4
  1. Descrição do local da monitoria4
  2. Atividades desenvolvidas5
  1. Recepção dos clientes/pacientes5
  2. Realização de cadastros de novos clientes/pacientes5
  3. Orientação aos Terapeutas Estagiários6
  4. Auxílio nos agendamentos das sessões6
  5. Auxílio no funcionamento da clínica6
  1. CONCLUSÃO7

REFERÊNCIAS9

ANEXOS10


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório visa descrever o desenvolvimento das atividades de Monitoria Acadêmica realizada nos semestres de 2015.2 e 2016.1 na Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Pitágoras de São Luís, bem como o aproveitamento dessas atividades e as habilidades adquiridas durante esse período.

Natário e Santos (2010) definem a Monitoria como:

[...] um espaço de aprendizagem proporcionado aos estudantes. Sua finalidade é aperfeiçoar o processo de formação profissional e promover a melhoria da qualidade de ensino, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente do monitor. Os programas de monitoria têm que proporcionar aos graduandos a possibilidade de otimizar o seu potencial acadêmico, auxiliando-os na formação profissional.

A monitoria também pode ser entendida como uma outra modalidade de ensino e aprendizagem que contribui de forma enriquecedora para a formação dos alunos, de modo geral, nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação. É uma modalidade de trabalho utilizada como estratégia de apoio e ensino com bastante frequência. Também é pertinente dizer que funciona como uma melhoria no processo de ensino na graduação por meio do estabelecimento de práticas e experiências, visando melhorar e facilitar a articulação entre teoria e prática.

A figura do monitor é prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1969 (Lei nº 5692/69). Frison e Moraes (2010) ressaltam que

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), se refere à existência do monitor nos seguintes termos: “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos” (Art.84).

As atividades de monitoria são ações extraclasses que buscam sanar ou diminuir as dificuldades oriundas da sala de aula. A monitoria pode ocorrer em diferentes locais - sala de aula, laboratório, biblioteca, residência etc. - e o tempo pode ser planejado para aulas em sala, fora da classe, ou ambas as situações, dependendo da conveniência dos envolvidos e de seus propósitos (NATÁRIO & SANTOS, 2010).

Assim, a monitoria aqui relatada foi desenvolvida no Serviço de Psicologia Aplicada “Professor João Cabral” e voltada para execução de atividades técnicas como o auxílio aos Terapeutas Estagiários dentro da clínica escola, tendo como componente curricular a disciplina Ética e Profissão do curso de Psicologia, dando aos alunos-monitores o embasamento necessário para a sua atuação dentro do ambiente clínico. Os principais objetivos foram recepção e realização de cadastros de cliente/pacientes, auxílio aos Terapeutas Estagiários no que se refere ao agendamento de atendimentos, orientação dos mesmos quanto ao fluxograma da documentação e auxílio no funcionamento da clínica.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Descrição do local da monitoria

O Serviço de Psicologia Aplicada “Professor João Cabral” (SPA) que é uma clínica escola, situada na Avenida Daniel de La Touche, nº 23, Olho d’água em São Luis – MA e possui natureza privada, tendo a comunidade como público alvo. Tal instituição tem por objetivo realizar atendimento psicoterapêutico, orientação profissional e consultoria organizacional.

O SPA possui uma recepção onde os alunos-monitores recepcionam os clientes/pacientes da clínica e onde também se encontram algumas cadeiras e um sofá para oferecer um maior conforto ao público a ser atendido durante a espera; uma sala de coordenação onde ficam guardados todo o material utilizado, armários fechados à chave que facilitam a organização onde são guardados, por exemplo, os cadastros feitos na própria clínica para atendimento, documentação dos estagiários e etc. além de existir, dentro da mesma sala de coordenação, uma outra sala pequena com dois armários também fechados à chave onde são guardadas e organizadas apenas as documentações dos clientes/pacientes em atendimento ou que já tiveram seu atendimento finalizado (esta tem acesso restrito à Supervisora Técnica e aos Terapeutas estagiários responsáveis pelos clientes/pacientes em atendimento).

A clínica também possui quatro consultórios: Um individual, composto por um armário e duas poltronas (uma para o cliente/paciente e outra para o terapeuta); Um familiar contendo um armário, uma poltrona e um sofá; um consultório infantil com uma poltrona e um armário, além de brinquedos variados, mesas e cadeiras infantis, jogos, revistas de leitura, livros para colorir e material para tal atividade entre outros; e um consultório de grupo, o maior de todos, com várias cadeiras e espaço para atividades grupais, um armário e uma pia para lavar mãos. Existe também uma sala de observação (espelhada) que dá acesso aos consultórios de grupo e individual, esta possui bancadas, fones de ouvido e aparelhos de som para atendimentos observados. O SPA possui ainda dois banheiros (um feminino e um masculino) totalmente adaptados com vasos sanitários para deficientes e barras de apoio; e rampas de acesso e piso táteis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (463.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com