TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia em desordem

Por:   •  14/11/2015  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública[pic 1]

Data: 08/10/2015          

Componente curricular: Prática Inter profissional em Saúde 2C

Docente: Celina e Celeste

Discente: Valda de Jesus Dantas

Muito Além do Peso

            O documentário "Muito além do peso" (Brasil, 2012), dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Instituto Alana, narra à epidemia da obesidade infantil, onde crianças apresentam doenças de adultos, como problemas cardiorrespiratórios, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade. Expõe de forma crítica, porém realista a influência da indústria de alimentos, de bebidas, das decisões do governo e também no dia-a-dia da população, o que a mídia transmite, e sua influência na cabeça das pessoas. Conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em várias áreas do conhecimento, além de uma vasta lista de profissionais consultados e apresenta caso de obesidade infantil proveniente de diversas regiões do Brasil.

           As crianças no depoimento não sabem o nome das frutas e vegetais corriqueiros, mas reconhecem à primeira vista pacotes de biscoitos, batatinhas, latas de refrigerantes e colecionam os brinquedos distribuídos pelas redes Mcdonalds. Como foi abordado no documentário, um terço das crianças brasileiras apresenta excesso de peso; a obesidade infantil é, sem dúvida, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências.          

            A falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados, a falta de segurança pública necessária para prática de atividade física, a qualidade alarmante de horas gastas em frente a televisão e, ainda, a dificuldade de acesso a alimentos mais saudáveis. São vários os motivos que levam a esses resultados, e infelizmente, só tende a aumentar.

           Ao procurar ser bastante visual e explicativo, o documentário faz algo muito interessante ao colocar a quantidade de açúcar equivalente aos alimentos em potes ao lado do alimento. Em contrapartida, ele abusa de infográficos nem sempre explicativos, e cheios de informações escritas, que são geralmente pouco apreendidas pelo espectador, mas leigo.

           Poderia se formar uma equipe multidisciplinar de apoio contra a obesidade infantil, fazendo palestras semanais em escolas e até mesmo em bairros, incentivando principalmente os pais para que possam ter uma educação nutricional em casa e assim poder incentivar seus filhos a importância do consumo de alimentos saudáveis e a pratica de exercícios físicos para uma vida saudável. E ser obrigatório a exibição desse documentário nas escolas de todo o país, com a presença do pais.

FILME - Muito Além do Peso. Direção: Estela Renner; Nome Original: Muito Além do      Peso; Ano: 2012; País: Brasil; Gênero: Documentário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com