TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenômeno Psicológico

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

O FENÔMENO PSICOLÓGICO:

O fenômeno psicológico, entendendo-o de forma abstrata, é percebido como uma manifestação de processos internos e também como um produto de vivências externas, ambos ocorrendo mutuamente de forma natural. Tal fenômeno é visto como uma característica da espécie humana, podendo ser descrito como individualidade, subjetividade, consciência e inconsciência, comportamentos, psique etc. Mesmo havendo pouco consenso com o real significado de fenômeno psicológico entre os psicólogos, uma caracterização em comum é bastante utilizada: é um fenômeno interior ao homem, que possui vários componentes e recebe influência do meio físico e social em seu desenvolvimento. Há, portanto, no Homem, algo de biológico e algo de social, em conexão. Tal meio, percebemos, é um meio genérico, às vezes social e às vezes físico, o qual influencia o indivíduo e é influenciado por ele.

Para entender o fenômeno psicológico, precisamos antes entender o que é o Homem. O homem, em nossos estudos, aparece como um ser que possui uma essência humana e, logo, seu desenvolvimento nada mais é do que uma atualização desta mesma essência. Portanto, há um homem à priori em cada um de nós, mas o moldamos conforme adquirimos novas experiências. Dentro da concepção de Homem, há a concepção de Eu, o qual habita o indivíduo e traz a sua individualidade à tona. O “Eu” é carregado de potencialidades, de habilidades, que estão ligadas à ideia de natureza humana, as quais não se manifestam de imediato. Tal “Eu”, no decorrer da vida, deverá mostrar-se, realizar-se e também atualizar-se, mesmo que as condições sociais sejam uma forma impeditiva dessa tarefa.

Como o fenômeno psicológico é alterado conforme o seu zeitgeist, a sua cultura e o seu momento, e que a história do indivíduo e da própria sociedade a qual ele está inserido é um importante fator esclarecedor, o seu estudo, portanto, passa a ser feito a partir da intercomplementaridade de Psicologia, Sociologia e Antropologia, para, assim, reconstituir toda a história do indivíduo dentro de tal sociedade e entendê-lo melhor.

REFERÊNCIA:

BOCK, Ana Mercês Bahia. Formação do psicólogo: um debate a partir do significado do fenômeno psicológico. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 17, n. 2, p. 37-42, 1997 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931997000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 18 de Agosto de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (5.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com