TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO METODO GRUPAL

Por:   •  11/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

   Fichamento de citação                               Método grupal

O que é, afinal, um grupo?

Os fenômenos do campo grupal

Luiz Carlos Osorio

{...} Sistema grupal é, em nosso entender, todo aquele conjunto de pessoas capazes de se reconhecerem em sua singularidade e que estão exercendo uma ação interativa com objetos compartilhados. (Pág. 57)

{...} O conjunto de pessoas que viajam em um ônibus não são um grupo ou um sistema humano no sentido aqui referido. Podem ter um objetivo compartilhado (chegar a seu destino), mas não se conhecem em sua singularidade e nem interagem coletivamente (se o fazem, é cada qual com seu vizinho de poltrona). (Pág. 57)

{...} Consequentemente, do conjunto de pessoas que originalmente viajava no ônibus, nem todos formam parte de um grupo ou sistema humano que se constitui em torno do referente interação grupal. (Pág. 58)

{...} São distintas modalidades de sistema humano sempre e quando preenchem os critérios que os definem e que resenhamos anteriormente; quando não o fazem, limitam-se a ser aglomerados de pessoas em torno de determinado objetivo, sem a identidade grupal que nos permite aborda-las com nossos instrumentos epistemológicos. (Pág. 58)

{...} A noção de campo grupal aparece na literatura com diferentes conotações conforme esteja sendo considerada a partir do conceito de campo social (Lewwin,1938). (Pág. 59)

Fichamento de citação                                  Método grupal

O que é, afinal, um grupo?

Os fenômenos do campo grupal

Luiz Carlos Osorio

{...} Para Lewin, o campo social é uma totalidade dinâmica constituída não só dos indivíduos componentes de um grupo, mas da inter-relaçao entre grupos ou subgrupos constituintes de uma coletividade. (Pág. 59)

{...} Já para os psicanalista, o campo grupal aparece como uma entidade transpessoal, na qual ocorrem fenômenos que dependem da interação entre indivíduos componentes do grupo e em cuja ausência não se manifestam. (Pág. 59)

{...} Os gruposterapeutas criaram o conceito de campo grupal a partir da leitura dos fenômenos que ocorrem na relação bipessoal vigente na situação analítica. Passaram a descrever a transferência, a contratransferência, a resistências, o processo elaborativo, os actings e outras manifestações encontradas na situação analitica, transpondo para a situação grupoterapica, como se o grupo terapêutico não passasse de uma copia amplificada da situação dual. (Pág. 60)

{...} Entre os fenômenos específicos da situação terapêutica grupal, destacamos ainda o espelhamento e a ressonância. (Pág. 62)

Fichamento de citação                                  Método grupal

O que é, afinal, um grupo?

        Os fenômenos do campo grupal

Luiz Carlos Osorio

{...} Tais fenômenos, embora descritos no âmbito dos grupos terapêuticos, não comparecem apenas nessa modalidade grupal, mas podemos encontra-los, em suas variantes, em qualquer agrupamento humano. (Pág.62)

{...} Assim, no estado mental do suposto básico denominado dependência, o grupo se comporta como se estivesse a espera dos cuidados e da liderança de alguém (geralmente o terapeuta ou o coordenador do grupo, mas eventualmente algum de seus participantes) para desenvolver sua tarefa. (Pág. 63)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com