TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme "Menos que nada"

Por:   •  23/6/2016  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Mirella Martins Vicente        RA 0934466435

Universidade Anhanguera – Santo André

Análise crítica do filme “Menos que nada”

O filme relata a história de vida de um paciente com diagnóstico de esquizofrenia, internado há dez anos em uma clinica psiquiátrica, e uma jovem psiquiatra que escolhe estudar seu caso.

O filme mostra uma médica muito interessada em entender e ajudar um paciente em uma clínica onde os pacientes são medicados e apenas observados, sem estímulos para possíveis melhoras. Aparentemente, o intuito da médica era conhecer a história do paciente para entender os motivos de desencadear a esquizofrenia. Porém a cena final do filme, onde Dante muda seu olhar e expressão, e a postura da cabeça e pescoço, sugere que a catarse vivida por ele em todo o processo do estudo feito pela Dra. Paula, tivesse levado o paciente à “cura”, caso pouco provável para a ciência.

Os cenários do filme mostram uma infeliz verdade sobre as situações da maioria dos casos de clínicas e pacientes psiquiátricos no país, onde o paciente recebe visitas apenas no inicio da internação, e com o passar do tempo os familiares e amigos, assim como os profissionais da própria clínica, abandonam o caso, dando a menor atenção possível. É possível ver também a situação decadente das acomodações físicas das clínicas psiquiátricas públicas, assim como a maioria do serviço público no Brasil.

O que é lindo de se ver neste filme, é a dedicação de uma profissional em tentar entender os motivos da situação atual de seu paciente, e ainda tentar ajuda-lo ao menos a se comunicar com mundo na tentativa de uma melhor qualidade de vida. Quem dera se estas qualidades de caráter estivessem presentes em todos os humanos.

Referência Bibliográfica

GERBASE, C. Menos que Nada. [filme-vídeo]. Produção de Luciana Tomasi, direção de Carlos Gerbase. Brasil, Prana Filmes, 2012. 1 DVD, 105 min. color. son.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com